Câmara e Executivo iniciam debate sobre salários de futuros secretários na Prefeitura de Londrina


Um encontro realizado na tarde desta quarta-feira (6) na Câmara Municipal de Londrina marcou o início de uma discussão sobre os casos de cessão de funcionários das esferas estadual e federal para a prefeitura da cidade. O futuro secretário municipal de Governo, Christian Schneider, conversou com parte dos vereadores sobre uma alteração na Lei Orgânica do Município para viabilizar os salários dos secretários.

Schneider é funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)  e foi convidado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para integrar a equipe de governo. Assim como ele, o servidor federal da Embrapa, Décio Gazzoni, que deve assumir a pasta de Agricultura também aguarda aprovação do projeto que assegura o salário da função original dos funcionários. 
O futuro secretário de Governo foi procurado diversas vezes pela reportagem de odiario.com, mas esteve na Câmara Municipal e não pode atender as ligações. Por volta das 18h45 ele informou que estava reunido com outros quatro secretários municipais e que não poderia falar no momento.
A líder do prefeito na Casa de Leis, Elza Correia, comentou que parte dos vereadores não pode comparecer ao encontro, mas que já foi possível esclarecer algumas dúvidas sobre o projeto a ser encaminhado. Ela ponderou que deve ser agendada uma nova reunião e que será analisado não somente os casos específicos de Schneider e Gazzoni, mas sim a normatização da cessão de funcionários, de uma forma geral, para a Prefeitura de Londrina.
"Não é somente deles. O objetivo é normatizar essas questões. Essa é a primeira vez que o poder público trabalha com transparência e permite que o legislativo participe do processo de discussão da lei. É uma posição política de querer quebrar paradigmas", colocou.
Elza correia ainda disse que uma das principais dúvidas que está sendo apresentada é com relação ao impacto no orçamento do município. Nos bastidores, a informação é que o pagamento original do salário de Schneider pode custar R$ 540 mil aos cofres municipais. Questionada sobre a disparidade dos vencimentos dos demais secretários, que hoje gira em torno de R$ 6 mil, Elza disse que "está sendo verificado o que pode ser feito neste momento".
"Não é uma discussão simples, mas já iniciamos o debate. A assessoria jurídica da Casa está acompanhando tudo", afirmou.
Fonte: londrina.odiario.com