Nota Oficial - Condições dos Próprios Municipais


Nota Oficial

O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff autorizou na data de ontem a contratação deempresas privadas para fazerem o levantamento das condições dos prédios das escolas públicas da cidade.

É uma medida estranha já que a prefeitura tem servidores especializados que trabalham na Diretoria de Saúde Ocupacional  e que tem a obrigação de fiscalizar as condições de trabalho de todos os setores, inclusive se manifestando com relação às medidas de segurança e de proteção contra incêndio.

Ocorre que, nos últimos anos, a Diretoria de Saúde Ocupacional fez várias vistorias e relatórios que foram entregues para a Secretaria de Educação e outros órgãos responsáveis, apontando diversas irregularidades nas condições de trabalho e também nas estruturas físicas desses locais. Porém, estes relatórios foram engavetados e nenhuma solução foi dada.

No ano passado, no mês de julho, em audiência pública na Câmara Municipal, o Sindserv apresentou aos vereadores as péssimas condições de trabalho dos servidores.

Contratar uma empresa ou várias empresas terceirizadas para fazer o mesmo trabalho que já faz setores da própria prefeitura não é solução, mas desperdício de dinheiro público que, numa situação mais aguda, poderá ensejar medidas de responsabilidade administrativa tanto para o Prefeito quanto para os seus Secretários.

Ao contrário de terceirizar, o prefeito Alexandre Kireeff pode, simplesmente, desengavetar  os relatórios já feitos e, se for o caso, atualizá-los para a realidade de hoje e utilizar esses recursos, não para novos relatórios, mas sim para solucionar os problemas.

Isto vai gerar não só economia para o cofre público, mas respeitar o trabalho desempenhado pelo servidor.

Marcelo Urbaneja,

Presidente do Sindserv de Londrina