Brasília se curva a maior marcha de trabalhadores da história brasileira


Nesta quarta-feira (06), Brasília viveu um dia histórico. Em ação conjunta por pautas unitárias está acontecendo a 7ª Marcha das Centrais sindicais e Movimentos Sociais. A manifestação que reuniu, aproximadamente, 50 mil pessoas, é fruto de iniciativas populares em prol do crescimento do Brasil, pelo fortalecimento do trabalho e por geração de renda.

Milhares de militantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), de diversos sindicatos brasileiros se reuniram com manifestantes da CUT, CGTB, Nova Central, CTB e Força Sindical, assim como representantes de movimentos sociais ligados a mulheres, estudantes, camponeses, negros, entre outros.

A marcha, que ficou dois anos sem acontecer, tem como reivindicação primordial a retomada do diálogo entre as centrais sindicais e movimentos sociais com o governo Dilma Rousseff, visando negociar as bandeiras de luta da classe trabalhadora.

Segundo Ricardo Patah, presidente da UGT, este é um ato que mostra a energia e o comprometimento das centrais e dos movimentos sociais para com a classe trabalhadora brasileira. “2013 é o ano da classe trabalhadora e é nesse período que conseguiremos conquistar os avanços esperados para que o Brasil continue no caminho do crescimento”, discursou.
O conjunto das centrais teve uma audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff, em que foi entregue a pauta de reivindicação da classe trabalhadora. O mesmo documento foi entregue para os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Câmara dos Deputados, e Senado Federal, Joaquim Barbosa, Henrique Alves e Renan Calheiros, respectivamente.

Mulheres

Diversos movimentos de mulheres compareceram ao ato que antecede as comemorações do Dia Internacional das Mulheres. Sem a força feminina o Brasil não estaria no patamar de desenvolvimento que se encontra hoje. Salientou Ricardo Patah.

Fonte: UGT

Por Fábio Ramalho – de Brasília