Professores aceitam proposta e afastam chance de greve


Os professores das escolas públicas do Paraná aceitaram as propostas do governo e decidiram pela suspensão do indicativo de greve da categoria. Caso não aceitassem a proposta, os docentes e funcionários da rede estadual entrariam em greve amanhã. 

Na assembleia organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), docentes e funcionários aprovaram no sábado o aumento salarial de 7,11% da categoria, referente ao Piso Salarial do Profissional Nacional (PSPN), reajuste de 30% da hora-atividade dos profissionais da educação, além do envio à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) da proposta de reestruturação de carreira dos funcionários da educação do Paraná. 

De acordo com a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, apesar da suspensão do indicativo, a categoria ainda continua em "estado de greve" e espera a implantação definitiva das propostas da Secretaria de Estado de Educação (Seed). "Estivemos em negociação desde o mês de janeiro e decidimos aguardar até maio para a implantação do reajuste salarial e em julho os 30% da hora atividade." 

Segundo Marlei, nos próximos dias a categoria deve marcar uma reunião com o presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), para discutir alguns pontos sobre o projeto de alteração do plano de carreira dos funcionários enviado para o Legislativo.

Fonte: Folha de Londrina