TC reprova contas de 2007 da Prefeitura de Londrina


O Tribunal de Contas (TC) do Paraná reprovou as contas da Prefeitura de Londrina de 2007, o terceiro ano do segundo mandado do ex-prefeito Nedson Micheleti (PT). Por unanimidade, a 2 Câmara do TC seguiu voto do relator, o auditor Thiago Barbosa Cordeiro, que concluiu que Nedson praticou três irregularidades administrativas naquele ano. 

Segundo o voto, baseado em parecer da Diretoria de Contas Municipais, o ex-prefeito deixou de repassar cerca de R$ 50 mil ao INSS; não inscreveu dívida fundada, o que se demonstra pela contratação de empréstimos sem fazer o registro da nova dívida; e falhou no pagamento de precatórios, já que, mesmo notificado antes de julho de 2006, o município não reservou recursos no orçamento de 2007. 

O acórdão deve ser publicado no Diário Eletrônico dos Atos Oficiais do TC nos próximos dias. Então, a defesa terá 15 dias para recorrer e, quando não houver mais possibilidade de recurso, o TC encaminhará à Câmara Municipal de Londrina o parecer pela reprovação dos contas que, para ser aprovado, precisa de dois terços dos votos. 

O advogado de Nedson, Gustavo Munhoz, disse que desconhece o teor do acórdão. Segundo ele, porém, a reprovação das contas pela Câmara não implica necessariamente a inelegibilidade. ''Depende da natureza das contas reprovadas'', afirmou o advogado. 

Nedson, pelos mandatos em Londrina, já tem condenação por improbidade administrativa por órgão colegiado - o Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, mas, de acordo com Munhoz, continua elegível por decisão do Superior Tribunal de Justiça, que suspendeu os efeitos da decisão do TJ que o colocou na lista dos políticos com ''ficha suja''. Apenas as contas de 2008 - o último ano de Nedson na Prefeitura de Londrina - ainda não foram votadas no TC.

Fonte: Folha de Londrina