Prefeitura entrega índice do Ideb


O vice-prefeito, Guto Bellusci, e a secretária de Educação, Janet Thomas, estiveram hoje (8) na Escola Municipal Arthur Thomas para divulgar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação através da Provinha Brasil e a Prova Brasil.

O índice da instituição de ensino foi de 7,1, um dos melhores da cidade de Londrina e muito superior a meta estimada pelo Ideb para 2013, que é de 4,9. Para que o indicador de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e tenha boa frequência nas aulas. Para que os pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar a instituição no site da Ideb, que é apresentado numa escala de zero a dez.

A secretária de Educação, Janet Thomas, informou que existem diversos fatores que interferem no índice do Ideb. “As escolas são classificadas a partir de uma série de avaliações. Além das provas, é analisado se o aluno está na idade correta para a sua série, se ele está aprendendo, se as notas são boas, se o professor tem boa formação e consegue repassar seus conteúdos.” Janet afirmou que será feito um programa para verificar correção de fluxo, evasão escolar, reprovação e serão realizados cursos de capacitação para os profissionais da educação.

O vice-prefeito, Guto Bellusci, ressaltou a importância da educação para a formação cidadã dos alunos. “A missão que é feita pelos diretores, professores, secretários e funcionários, é muito importante. Ler e estudar é fundamental para que todos garantam um futuro melhor pois o ensino é um bem que ninguém pode tirar das pessoas”. Bellusci assegurou que em breve os índices de todas as instituições de ensino da cidade estarão disponíveis no ícone transparência, no portal da Prefeitura de Londrina.

A diretora da escola, Elisabete Zulian Mastelari, destacou que o objetivo da instituição é aumentar ainda mais os índices nos próximos anos. “Nós sempre trabalhamos para a escola atingir o objetivo. Agora atendemos crianças de vários locais da cidade e estamos trabalhando junto com os professores e alunos para cada vez mais atingirmos níveis maiores no Ideb.”

Fonte: Prefeitura de Londrina