Funcionários do Detran e Sema permanecem em greve no Paraná


Funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizaram assembleias gerais, na tarde desta quinta-feira (11), em Curitiba, para deliberar sobre a continuidade das greves. Os dois órgãos decidiram por manter as paralisações.

Os funcionários do Detran estão paralisados desde o dia 5 de abril. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) julgou a greve ilegal e determinou a cessação imediata da manifestação, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia.
Um comunicado, divulgado nesta quinta-feira, no blog do sindicato da categoria, afirma que, durante a assembleia, os trabalhadores decidiram, por unanimidade, acatar a determinação judicial, porém, permanecerão em greve até a próxima quarta-feira (17). Nesta data, pela manhã, haverá uma reunião com a diretoria do Detran, e uma outra assembleia geral deve ocorrer no fim da tarde, para decidir a continuidade do movimento.
Por conta da greve, alguns serviços estão sendo comprometidos, como realização de testes práticos e teóricos para aquisição da Carteira de Habilitação Nacional (CNH), exames de vista, pedidos de segunda via de documentos, renovação da CNH com menos de 30 dias do vencimento, entre outros.
Os serviços considerados essenciais devem ser mantidos, como a liberação de veículos apreendidos, primeiro registro de automóveis, exames práticos para primeira habilitação que estejam vencidos em 30 dias, renovação de CNH vencidas há mais de um mês, além do recebimento e devolução de CNH suspensa. Os serviços online, oferecidos pelo sistema Detran Fácil, e a emissão automática da CNH definitiva serão feitos normalmente.
Sema
Funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Ãguas do Paraná e do Instituto de Terras, Cartografias e Geociências (ITCG) estão paralisados desde o dia 8 de abril.
Conforme o site do Sindseab, "a informação de que a SEAP não fará a implantação do pagamento do reajuste da GEEE em abril irritou os servidores". Deve haver manifestações em Curitiba nesta sexta-feira (12).
Estão paralisados os serviços de atendimento ao público, licenciamento ambiental, trabalhos de campo, fiscalizações, elaborações de pareceres técnicos e verificações de denúncias.
Retorno
A reportagem tentou contato com os dirigentes dos dois sindicatos, mas os celulares não atendem desde a tarde de quinta-feira. Os telefones das sedes do IAP e Ciretran, em Maringá, também não atenderam. 
Fonte: londrina.odiario.com