Prefeito apresenta balanço dos 100 primeiros dias


Na manhã de hoje (12), o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, apresentou para a imprensa o balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão. O encontro foi realizado no auditório da Sercomtel, que fica na rua Fernão de Magalhães, 383, Cervejaria, e teve a participação dos secretariados municipais, do vice-prefeito Luiz Augusto Bellusci e diretores de órgãos do município. Também esteve presente a vereadora Elza Correia.

Durante a apresentação, o prefeito explicou que havia estipulado que os 90 primeiros dias de governo seriam utilizados para fazer um diagnóstico da situação de cada secretaria municipal e para o enfrentamento de questões emergenciais. A compilação dos documentos com as informações sobre cada pasta e o planejamento das ações serão acrescentados no Plano Plurianual (PPA) válido de 2014 a 2017.

“Nossa primeira ação foi o Plano de Eficiência Administrativa, que utilizamos para equilibrar as contas públicas, e o contingenciamento de 30% das despesas livres da Prefeitura. Com a avaliação da situação percebemos que uma das maiores deficiências da Prefeitura é a falta de recursos humanos. O diagnóstico apontou um déficit de 2.469 servidores distribuídos especialmente na área da saúde e educação, por isso é essencial começarmos a recomposição dos quadros, que será feita ao longo dos próximos quatro anos”, disse Kireeff.

De acordo com o prefeito, a recomposição do quadro total de funcionários não pode ser feita de maneira imediata, porque é preciso seguir a escala de prioridade e de disponibilidade orçamentária do Município. Para 2013, são necessárias as contratações de 564 profissionais para a Educação, 432 para a Saúde, 201 para Defesa Social, 40 para Assistência Social, 10 para a Fazenda, 14 Procuradoria, 20 para a Gestão Pública, 13 para Ambiente, 25 para Obras e Pavimentação, 11 para Trabalho, seis para Idosos, uma para Políticas para as Mulheres e seis para o IPPUL. Já para 2014, a demanda é de 692 funcionários para Educação, 26 para o IPPUL, 144 para Obras e Pavimentação, 19 para Trabalho, Emprego e Renda, 52 para Cultura e oito para a secretaria do Idoso.

A Secretaria de Saúde encaminhou, esta semana, para a Câmara, o projeto para a criação de 432 cargos da área, o que dará início à recomposição do quadro de funcionários. De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, as contratações através do concurso público devem ser realizadas até agosto deste ano. “Até agora, fizemos a recuperação da frota de ambulâncias para o setor de Urgência e Emergência, estamos elaborando o concurso para contratação de pessoal, sendo que a maioria trabalhará no programa Saúde da Família e nos núcleos de apoio ao programa, garantindo que o atendimento na atenção básica e na prevenção seja fortalecido”, explicou Souza.

Na área da educação, o prefeito afirmou que o objetivo é acabar com o déficit de 4.200 vagas em escolas de ensino infantil ao longo dos próximos quatro anos. De acordo com a secretária de Educação, Janet Thomas, para o início deste ano letivo foram recuperadas 79 salas de aula, que estão sendo utilizadas pelo quinto ano. A Prefeitura também conseguiu angariar, através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), do governo federal, recursos financeiros para a construção de 11 Centros de Educação Infantil, e espera conseguir utilizar o regime diferencial de contratação para que as obras sejam iniciadas no próximo ano e garantam 1.300 novas vagas nas creches.   

A preocupação da Secretaria de Educação também é em relação ao analfabetismo e à Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Pretendemos realizar um trabalho em conjunto com as demais secretarias como, por exemplo, Assistência Social, para que unindo forças possamos realizar atividades no contraturno escolar, seja através do ensino em tempo integral ou com as atividades de formação cidadão. Queremos disponibilizar espaços alternativos, com turmas diurnas para o EJA, a fim de acabar com o analfabetismo, que em Londrina gira em torno de 18 mil pessoas; reestruturar 44 escolas municipais para garantir mais segurança para os alunos e profissionais, além de zerar a demanda por vagas em Centros de Educação Infantil nos próximos quatro anos”, disse Janet.

A retomada das obras públicas também ganhou destaque durante a apresentação. De acordo com Kireeff, a intenção é manter uma parte dos recursos financeiros disponíveis para a manutenção dos prédios e obras públicas. Para ele, tanto a retomada das obras quanto a manutenção dos prédios faz parte de uma estratégia de proteção de recursos públicos.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Sandro Nóbrega, informou que em janeiro de 2013 havia 10 obras paradas, sendo que oito delas foram colocadas em andamento e outras duas – que são a Praça da Juventude da região norte e o Centro Municipal de Educação Infantil do Maria Celina – estão em fase de finalização do processo de licitação para a continuidade dos trabalhos. “Na Secretaria de Obras, cerca de 80% dos equipamentos estavam sucateados ou quebrados e tomamos atitudes no sentido de recompor a capacidade parcial desses equipamentos. Uma parte deles já está consertada, outra depende de licitação ou estão em conserto. Também encontramos obras depredadas e falta de projetos. Por isso, criamos uma diretoria de projetos que elaborará e coordenará projetos, além de entregarmos oito das 10 obras que estavam paradas”, esclareceu Nóbrega.

Durante o balanço, Kireeff falou a respeito do Plano de Mobilidade Urbana apresentado em fevereiro e que vai envolver investimentos de R$ 126 milhões para implantação do BRT, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus. Os recursos foram incluídos no PAC 2. O BRT vai criar dois grandes eixos, cortando a cidade nos sentidos norte-sul e leste-oeste, num total de 24 quilômetros de canaletas exclusivas para os ônibus. Londrina também conseguiu incluir no PAC 2 R$ 40 milhões para outros três projetos para melhoria na mobilidade urbana: a pavimentação das vias marginais do trecho urbano da BR-369, a recuperação e pavimentação da rua Antônio Carvalho Lage (região oeste) e avenida Angelina Ricci Vezozzo (região leste) e a construção do Arco Leste, que vai oferecer novo acesso pavimentado de Londrina para Ibiporã.

O prefeito apresentou também o Plano de Habitação elaborado pela COHAB e que envolve a construção de aproximadamente 10 mil moradias para as famílias que vivem nas 61 áreas de vulnerabilidade social em Londrina. As unidades são destinadas a famílias com renda de zero a três salários mínimos por mês.

Também citou os esforços da Secretaria de Saúde em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) no combate e controle à dengue; a vinda de novas indústrias e criação de empregos para a região; o Plano Diretor e os mapas digitais com informações técnicas sólidas que serão acrescentadas ao PPA; o início das obras do Teatro Municipal de Londrina; e o Projeto Lixo Zero da CMTU.

Fonte: Prefeitura de Londrina