Prefeitura estuda municipalização da mão de obra da merenda escolar


A Prefeitura Municipal de Londrina vai iniciar um estudo sobre a possibilidade de municipalização da mão de obra da merenda escolar. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (15) em uma reunião entre a secretária de Educação, Janet Thomas, e o prefeito Alexandre Kireeff (PSD).

Atualmente, a administração terceiriza o serviço através de um contrato emergencial com a empresa Denjud, que vence no mês de maio, e mantém 330 merendeiras para as escolas e centros de educação infantil municipais.
Janet Thomas informou que será levantado o impacto orçamentário e o número de funcionários necessários para fazer a previsão dentro do Plano Plurianual (PPA). Ela defende a municipalização para que a merendeira funcione como mais um agente educador sobre os alunos.
"Eu fiz uma pergunta ao responsável  pela merenda. Se a merendeira ver uma criança fazendo algo errado, qual reação ela teria? Ele falou 'nenhuma'. A merendeira, quando ela está dentro da escola, ela faz parte desse corpo de educadores. Todo mundo que faz uma interface com a criança, a gente compreende que deve ser educador. Existem até programas do governo federal para formação da merendeira enquanto educadora", colocou.
Outro ponto elencado pela secretária como benefício da municipalização é a substituição dos contratos com terceirizadas. No ano passado, várias empresas do setor foram investigadas pelo Ministério Público e havia suspeita de desvio de verbas e improbidade administrativa por alguns agentes públicos.
"Não há problema em licitação, é um concurso só, muito mais tranquilo. Hoje uma diretora não tem acesso à cozinha da escola. Se ela ver alguma coisa errada, ela precisa comunicar ao supervisor. A diretora precisa ter autonomia na sua escola", declarou.
Com o aceite do prefeito pela estrategia, a secretária deve encaminhar os estudos para fazer a inclusão do plano no PPA.
Fonte: londrina.odiario.com