Professores fazem manifestação por melhores salários no Paraná


Professores e funcionários de escolas da rede estadual de ensino do Paraná se reuniram na manhã desta quarta-feira (24) em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), Marlei Fernandes de Carvalho, cerca de mil pessoas participaram da mobilização. A manifestação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo APP.
“Hoje é um dia de luta nacional. Estamos em Brasília com delegações do país todo reivindicando o aumento do piso e de 36% da hora-atividade. Temos o plano nacional de educação que precisa ser votado e queremos a aprovação da Medida Provisória que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação”, declarou.
No Paraná, o principal tema da manifestação é a saúde. “Queremos um novo modelo de atendimento na saúde, que seja descentralizado e atenda os educadores junto com os servidores públicos. O modelo do SAS [Sistema de Assistência à Saúde] não atende a categoria”, afirmou Marlei. Durante o protesto, os manifestantes fizeram um funeral simbólico do SAS.
A manifestação também foi realizada em outros municípios do estado, como Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Em Curitiba, os professores e funcionários das escolas estaduais irão para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no período da tarde, para acompanhar a votação dos projetos de lei que tratam das horas-atividade e da carreira dos funcionários da educação.
Em Foz do Iguaçu, os professores que aderiram ao movimento se reuniram na praça do Colégio Estadual  Bartolomeu Mitre, no Centro. De acordo com o sindicato, a adesão ficou entre 70% e 80% no município.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação ressaltou que a manifestação dos professores da rede estadual do Paraná é uma mobilização que ocorre em todo o país para reivindicar avanços para a categoria. A Secretaria informou que, com relação aos itens da pauta no estado, o diálogo com a categoria dos profissionais da educação, por meio de reuniões mensais, vem garantindo “avanços significativos”. Ainda em nota, a Secretaria afirmou que “a valorização dos professores é compromisso do governo com a qualidade da educação”.
Fonte: g1.globo.com/pr/parana