Paralisação pode fechar agências do Banco do Brasil


Os servidores do Banco do Brasil de todo o Paraná e no país podem realizar uma paralisação de 24 horas no próximo dia 30 de abril, o que pode parar as agências bancárias. Os funcionários da empresa alegam sofrer assédio moral e pressão por parte da instituição para aceitarem o novo plano de funções apresentado em janeiro deste ano aos funcionários. 

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, em 2012 os funcionários, em nível nacional, entraram em acordo com a empresa para que o banco apresentasse em janeiro de 2013 o novo plano de funções, com redução de carga horária de 8h para 6h de trabalho. Porém, ao ser apresentado o novo plano, segundo o sindicato, foi informado que, além da redução da carga horária, os salários dos servidores também seriam reduzidos. 

Os bancários reclamam que há pressão dentro das agências bancárias por parte dos diretores e gerentes para que os funcionários aceitem o novo plano para não perderem comissões, situação que os sindicalistas classificam como assédio moral. Negociações teriam iniciado, mas não evoluíram. 

Procurado, o Banco do Brasil disse, em nota, que o novo plano de funções não representa a redução nos salários dos trabalhadores, mas no número de "horas trabalhadas a serem pagas". Segundo o banco, haverá um aumento de 12% no valor da hora trabalhada, o que não desvalorizaria o salário. A adesão ao plano, de acordo com o BB, é voluntária. O Banco do Brasil não informou se haverá negociações com os funcionários. 

Decisões - no Paraná, até o dia 29 de abril, assembleias serão feitas entre os funcionários das delegacias sindicais em todo o estado. Em Londrina e 25 cidades que o Sindicato dos Bancários de Londrina e Região atende não haverá greve. No último dia 23, os servidores, em assembleia, rejeitaram a proposta de paralisação. Porém, segundo o sindicato, estão previstos protestos em frente às agências do Banco do Brasil nos municípios. 

Outras cidades do Paraná, como Apucarana e Curitiba, ainda devem ter encontros de servidores para decidir ou não pelo fechamento das agências bancárias. Na capital, a assembleia está marcada para a noite desta quinta-feira (25).

Fonte; www.bonde.com.br