SINDSERV DIVULGA ATA DA REUNIÃO DA OLT


A partir de hoje o SINDSERV estará divulgando as atas das reuniões da OLT. 

Essa é mais uma ação do SINDSERV para informar melhor o servidor e dar mais transparência a todas as atividades desenvolvidas em pról do servidor.

ATA DA OLT DA SAÚDE, ADMINISTRAÇÃO E OBRAS REALIZADA DIA 24 DE ABRIL DE 2013.

Aos vinte e quatro dias do mês de abril de dois mil e treze, às oito horas e horas e trinta minutos, na Rua Bélgica, 821, nesta cidade de Londrina, Estado do Paraná, reuniram-se os representantes de OLT da Saúde, Administração e Obras com os diretores do Sindserv para reunião mensal. A diretora Pilar inicia a reunião cumprimentando os presentes e pedindo que cada um se apresente para o grupo. Após, o diretor Marco Modesto informa que o Secretário de Obras não poderá comparecer na reunião, apesar da insistência do convite feito por ele e pelo diretor Edson Pedrozo. Sua proposta é que se crie uma comissão dos servidores por local de trabalho para irem conversar com o Secretário em seu gabinete para discutirem principalmente a distribuição e descentralização dos servidores da Obras em diferentes locais de trabalho. A diretora Pilar comunica que o Secretário de Saúde chegará à reunião às onze horas e sugere que formulem juntos as perguntas das questões mais pontuais dos problemas que atingem a categoria antes da chegada do Secretário para maior agilidade do debate, sendo sua sugestão aprovada por todos. Em seguida, informa que o Sindserv esteve reunido com o Prefeito para cobrar a execução do planejamento prometido por ele em relação à pauta de reivindicação e assinatura do acordo coletivo de trabalho para que, a partir daí, sejam montadas as comissões para negociação das reivindicações que ficaram em aberto, sendo prioridade para o Sindicato a recuperação as perdas salariais de vinte por cento. Informa sobre a  participação do sindicato no Conselho Municipal de Saúde, onde o sindicato tem uma cadeira, sendo o servidor aposentado Ângelo Caíres titular e o diretor Fabio, suplente. O diretor Fabio ressalta que o Sindicato está participando de várias comissões de conselhos, enaltecendo a importância desta participação, pois elas dão oportunidade para o Sindicato fiscalizar com maior clareza e realidade a Administração, pois os conselhos tem poder de auditar as contas do município para ter base na distribuição das verbas destinadas ao atendimento à comunidade.  O diretor Fábio informa também que o Secretário de Gestão chamou o Sindicato para comunicar que irão cortar os descontos em folha de pagamento, permitindo apenas desconto dentro da margem consignável, o que implicará no corte do cartão Coopercred. Comunica também que a promoção por conhecimento que esta parada no mês de novembro/12 deverá receber este mês ou no próximo e virá retroativo ao mês que o servidor entregou os documentos referentes à promoção. O atraso se deve ao pedido feito pela Secretaria de Governo da analise dos documentos apresentados após o problema com a promoção dos servidores da Câmara de Vereadores.  Sobre o corte de dez por cento nas horas extras, o diretor Fabio informa que o Sindicato articulou junto à Secretaria e ao Prefeito a necessidade de pagamento das horas realizadas, inclusive as do mês de fevereiro, em que o servidor sofreu o corte. O Fábio informa que é entendimento do sindicato que hora extra trabalhada é hora extra paga. Informa que amanhã, dia 25/04/13, terá provavelmente a primeira votação dos projetos para o concurso da saúde, com 109(cento e nove) cargos novos e 311(trezentos onze) substituições. Um servidor questiona se a odontologia será contemplada, já que há uma defasagem muito grande no setor. A diretora Pilar responde que foi informada que,provavelmente, o edital para contratação na odontologia será encaminhado no segundo semestre. É colocado por um dos presentes que nos postos de doze e vinte e quatro horas muitas vezes o servidor fica depois do horário para acompanhar pacientes que aguardam ambulância ou algum procedimento clinico, e que estas horas extras não são pagas e nem vão para o banco de horas embora a coordenação tenha conhecimento e planilhe estas horas para pagamento.  Sugerido colocar o questionamento deste assunto para o Secretário de Saúde. Após, a diretora Pilar pede que sejam elaboradas as perguntas a serem feitas ao Secretário. Perguntas: 1- Por que não vem ocorrendo o pagamento aos funcionários das horas que excedem o horário de funcionamento da UBS e unidades de 16 horas quando é necessário aguardar o SAMU? 2- Existe a previsão de projeto para contratação na odontologia? E o laboratório de prótese do CEO, por que não por em funcionamento? E por que existem tão poucas vagas disponibilizadas de especialidades odontológicas? E como fica o projeto de prevenção nas escolas, se não se paga hora extra na odontologia? 3- Existe o estudo do projeto de gratificação para os servidores da urgência e emergência? Quando será enviado para aprovação? 4- Existe a previsão de reforma do PAM? Onde serão lotados os servidores de lá? 5- Quais as providências que estão sendo tomadas para tornar a promessa de campanha do Prefeito Kireeff em uma Secretaria de Saúde com licitação, entre outras coisas, independente e autônoma? 6- Qual o planejamento  em relação a capacitação e treinamento de servidores da autarquia e os recém-contratados? 7- Dificuldade das UBSs 12 horas. Qual o planejamento em relação a: Equipar os 12 horas, inclusive de zona rural, com materiais de urgência e emergência; Reforma ampliação e construção das UBSs. Qual a previsão de início? Equipar e adequar rede de informática, inclusive de odontologia; Logística de distribuição de materiais. Ou falta nas unidades ou tem em excesso. Possibilidade de acabar com os “kits” de limpeza. 8- Existe projeto de novas contratações de pessoal de manutenção na Secretaria de Saúde? Em seguida, o Dr. Paul Kelter, assessor jurídico de assuntos previdenciários do Sindserv conversou com os servidores, esclarecendo duvidas sobre aposentadoria. Após, o diretor Fábio dá as boas vindas ao Secretário de Saúde, Dr. Francisco Eugênio Alves de Souza, o qual se apresenta, fazendo um breve histórico de sua vida profissional. O diretor Fabio fala ao Secretário que os presentes elaboraram perguntas a serem respondidas por ele, uma vez que os servidores tem muitas duvidas e sugestões a serem apresentadas no encontro. A diretora Pilar faz as perguntas: 1- Por que não vem ocorrendo o pagamento aos funcionários das horas que excedem o horário de funcionamento da UBS e unidades de 16 horas quando é necessário aguardar o SAMU? Não sabe informar, mas acha que se existe o controle destas horas, devem ser pagas. 2- Existe a previsão de projeto para contratação na odontologia? E o laboratório de prótese do CEO, por que não por em funcionamento? E por que existem tão poucas vagas disponibilizadas de especialidades odontológicas? E como fica o projeto de prevenção nas escolas, se não se paga hora extra na odontologia O Secretário fala que o laboratório não existe, só tem o local. Um dos presentes coloca que não tem vagas para confecção de prótese, as ultimas abriram em novembro e logo acabaram. A informação é que o contrato da empresa terceirizada acabou. Um dos presentes destaca que o laboratório  tem alguns equipamentos e questiona sobre a possibilidade do mesmo funcionar com servidores. O Secretário responde que vai verificar uma escola técnica de Londrina que tenha o curso de prótese para parceria. É colocado também que a equipe de odontologia encontrou problemas com teste rápido de câncer bucal, pois não tiveram capacitação.  O Secretário informa a intenção de trocar todos os equipamentos da odontologia.  3- Existe o estudo do projeto de gratificação para os servidores da urgência e emergência? Quando será enviado para aprovação? O Dr. Francisco explana que está analisando e pretende fazer um projeto a respeito, futuramente, só que entende que todos os servidores de turno de fim de semana sejam beneficiados, a titulo de incentivo, e não gratificação, e com algumas regras, como assiduidade e produtividade. 4- Existe a previsão de reforma do PAM? Onde serão lotados os servidores de lá? Quando for feita a reforma, os funcionários em outros locais. 5- Quais as providências que estão sendo tomadas para tornar a promessa de campanha do Prefeito Kireeff em uma Secretaria de Saúde com licitação, entre outras coisas, independente e autônoma?  é favorável, e uma de suas estratégias para que aconteça, é melhorar o setor de cotação e descrição dos produtos a serem licitados, pois falta pessoal que saiba fazer este serviço dentro da Saúde, motivo usado pela Secretaria de Gestão para justificar materiais comprados errados, ou sem qualidade. Destaca que o Prefeito também concorda com a autonomia. 6- Qual o planejamento em relação à capacitação e treinamento de servidores da autarquia e os recém-contratados? É política da Administração a educação permanente dos servidores. Estão estruturando o grupo. Pensam até em residência para o Programa Saúde da Família e especialização em gestão de serviços de saúde, através de uma parceria com o IFPR. Entregue na oportunidade pelo representante da Endemias ao Secretário solicitações da categoria para analise e respostas. O mesmo ficou de analisar e responder. 7- Dificuldade das UBSs 12 horas. Qual o planejamento em relação a: Equipar os 12 horas, inclusive de zona rural, com materiais de urgência e emergência; Reforma ampliação e construção das UBSs. Qual a previsão de início?Equipar e adequar rede de informática, inclusive de odontologia; Logística de distribuição de materiais. Ou falta nas unidades ou tem em excesso. Possibilidade de acabar com os “kits” de limpeza. o Dr. Francisco menciona que está tomando as providências e devagar vai equipá-los, inclusive pediu ao governo do estado um desfibrilador portátil para cada UBS. O Secretário coloca que os servidores podem enviar e-mail sobre questionamentos e esclarecimentos de dúvidas para a Secretaria que serão respondidos por ele.  Terminado o debate, fica acertado que será encaminhado ao Secretário por escrito os encaminhamentos da reunião para que ele documente as respostas e encaminhe ao Sindserv até a próxima OLT. Em seguida, o diretor Fábio agradece a presença do Dr. Francisco e dos servidores presentes encerrando a reunião às doze horas e vinte minutos sendo lavrada esta Ata que segue assinada pelos diretores presentes juntamente com a lista de presença anexa.

 Pilar Nadir Alvares Soldório                          Fabio Vinicius Molin

           Secretária Geral                               Secretário Jurídico e Econômico

Marco Antonio Modesto                                     Edson Aparecido Pedrozo    

Secretário de ação Social              Secretário de Saúde e Condições de Trabalho