Londrina: número de fiscais é 3 vezes menor que em 1978


Apesar do crescimento populacional e desenvolvimento urbano da cidade de Londrina, o número de fiscais da Secretaria de Obras caiu mais de três vezes nos últimos 35 anos. 
Em visita à Câmara Municipal de Londrina (CML) na tarde desta quinta-feira (2), o secretário de Obras, Sandro Nóbrega, revelou que atualmente a pasta possui nove fiscais, sendo que três estão na fila da aposentadoria previstas para o final deste ano. 
Em 1978, o setor possuía 30 funcionários para fiscalização do município, que tinha cerca 300 mil habitantes, sendo que aproximadamente 266 mil viviam na área urbana, conforme dados do censo demográfico de 1980. Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, a cidade de Londrina tem 506.701 moradores. 
De acordo com o secretário, um concurso público deve ser realizado para contratação de 30 fiscais. "Nós encaminhados pedido para incluir 50 vagas para fiscais. Já solicitamos o concurso para contratação de 30 funcionários. Hoje, os recursos tecnológicos existentes são modernos com velocidade e ainda temos o projeto para implantação do sistema de geoprocessamento. A partir do próximo ano, o quadro de 36 funcionários nos mostrará se esse número é suficiente ou além do necessário", analisou. A Secretaria de Obras ainda sofre com a falta de computadores e softwares. 
Além da falta de equipamentos e funcionários no setor, os fiscais também enfrentam outros problemas para realização do trabalho. Nóbrega lembrou que no início do ano apenas um carro estava disponível aos fiscais, já que outros veículos estavam quebrados. "Com todas essas dificuldades e com apenas nove fiscais fica impossível fiscalizar obras, alvarás e bueiros entupidos em uma cidade imensa como Londrina", avaliou. 
Ao todo, Nóbrega informou que a secretaria tem uma demanda de 150 profissionais, entre eles, 13 engenheiros.
Fonte: www.bonde.com.br