Carnaval de Londrina teria sido usado para lesar estatais


Segundo a revista Veja desta semana, assessor do deputado federal André Vargas (PT) teria tentado enganar a Petrobras e a Caixa falsificando cartazes utilizados no carnaval de Londrina deste ano

André Guimarães, assessor do deputado federal André Vargas (PT), teria utilizado a organização do carnaval de Londrina deste ano em uma tentativa de golpe para desviar recursos de estatais. Segundo reportagem da revista Veja, publicada neste sábado, Guimarães teria falsificado cartazes de divulgação da festa para conseguir um aporte no valor de R$ 180 mil da Caixa e da Petrobras.

O assessor de André Vargas teria utilizado duas entidades para intermediar a movimentação financeira: a Adecesc, de Londrina, e o Instituto Nijmeh, com sede em Brasília. A primeira ficaria com os recursos da Prefeitura de Londrina, que efetivamente fez um repasse de R$ 140 mil. A segunda entidade receberia das estatais. A verba custearia o material promocional, como camisetas, cartazes e bonés.

Segundo a revista, o Instituto Nijmeh teria identificado que nenhuma das peças promocionais do carnaval londrinense levava as marcas da Caixa e da Petrobras. Solicitou, então, a comprovação dos patrocínios. O material enviado por André Guimarães e Stanley Garcia, presidente da Adecesc, continha as marcas. Mas, ainda de acordo com a revista, era uma fraude.

À Veja, Stanley Garcia reconheceu que o material foi confeccionado três semanas após o carnaval. O assessor André Guimarães afirmou que apenas sugeriu alguns patrocinadores e negou qualquer fraude. O deputado federal André Vargas, que tem base eleitoral em Londrina, disse estar surpreso com as denúncias.

Fonte: Jornal de Londrina