Controle de peso pode ser praticado a partir do trabalho


O Ministério da Saúde lançou o Programa Peso Saudável na semana de comemoração do dia do trabalhador, 1º de maio, visando estimular hábitos saudáveis nos locais de trabalho de instituições públicas e privadas. O ministério criou um software de automonitoramento do peso e recomendações práticas de alimentação e atividade física, que será disponibilizado gratuitamente a instituições públicas e privadas.

Para ter acesso à tecnologia, as empresas devem aderir ao programa e se cadastrar,  

A partir daí, periodicamente será enviada mensagem ao e-mail de cada trabalhador, com um link de acesso rápido para registro de peso no software, onde ele registrará seu peso e ganhará, de volta, avaliação em forma de evolução gráfica, acompanhado de dicas de alimentação saudável e atividade física.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica sobre o funcionamento do programa: "O trabalhador fará a adesão a um aplicativo de computador, que irá auxiliá-lo a adotar uma rotina de pesagem mensal. Nesse aplicativo ele informará de forma regular o seu peso e receberá uma avaliação da evolução do peso durante o período de trinta dias. Conforme a variação, ele receberá orientações de alimentação, de atividade física e da maneira saudável de controlar o seu peso".

O programa é voltado para a população adulta nos locais de trabalho, considerando que as pessoas passam muitas horas diárias nesses ambientes. "Dados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que 15% da população adulta é obesa. Além disso, no Brasil, os adultos ganham em média um quilo por ano, sem se dar conta disso. A intenção do Peso Saudável é prevenir este ganho de peso", conta a coordenadora.

A obesidade é um fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm maior chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas, tais como infarto, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.

Nos últimos cinco anos, o percentual de homens com obesidade nas principais capitais brasileiras cresceu, passando de 11,4%, em 2006, para 14,4%, em 2010. Os dados são da pesquisa Vigitel, que levantou ainda que 52% dos homens brasileiros apresentam sobrepeso.

O cenário preocupante também foi detectado pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE): entre 2002 e 2009, o percentual de obesos passou de 9% para 12,4%.

Práticas saudáveis

Desde a gestação, a boa nutrição é fundamental para o organismo funcionar corretamente. Nos seis primeiros meses, o bebê precisa ser alimentado somente com leite materno. Nada mais, nem mesmo água, pois leite contém todos os nutrientes necessários. Sugar o peito da mãe ainda exercita a musculatura da face e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Atividade física regular e uma alimentação saudável rica, variada e equilibrada em proteínas, fibras e carboidratos e o mínimo possível de doces, refrigerantes, frituras e alimentos industrializados, são uma ótima receita de saúde.

Fonte: Portal Brasil