UGT e centrais definem pauta para encontro com governo na próxima semana


A redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário são pontos considerados fundamentais pelas centrais sindicais. Ao lado dos demais itens que integraram  a agenda da 7ª Marcha da Classe Trabalhadora, realizada em março, irão compor a pauta da reunião, marcada para o próximo dia 14 de maio,  com a presidente Dilma Rousseff que deverá ser representada neste encontro pelo ministro chefe da Casa Civil, Gilberto de Carvalho.

Para definir a pauta desta reunião, os presidentes das centrais sindicais Ricardo Patah  (UGT), Vagner Freitas de Moraes (CUT), Paulinho Pereira (Força), Wagner Gomes (CTB), José Calixto Ramos (NCST) e Lindolfo Luiz dos Santos Neto representando o presidente Ubiraci Santos de Oliveira (CGTB) estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 06, na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT . Além dos presidentes das centrais sindicais, a reunião também contou com a participação de representantes do Dieese, que também estará presente no encontro com o governo federal.

Na reunião os dirigentes sindicais definiram que além da redução da jornada e do fim do fator previdenciário, também fazem parte da pauta: 10% do PIB para a Educação; Reforma Agrária; 10% do Orçamento da União para a Saúde; Combate a demissão imotivada; Valorização das aposentadorias e salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres.

Para debater estes e outros temas, inclusive alguns que foram sugeridos pelo governo federal, as centrais esperam definir no encontro do próximo dia 14,  um calendário de reuniões entre o governo e as centrais sindicais. 

Fonte: UGT