Prefeitura de Londrina cria comissão para negociar acordo coletivo de servidores municipais


Um parecer da Procuradoria Geral da Prefeitura de Londrina impediu a assinatura do acordo coletivo dos servidores municipais nesta sexta-feira (31). De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), o documento deverá ser formalizado em até 60 dias. Durante este período, uma comissão criada nesta manhã estudará as contas do município para verificar a viabilidade das reivindicações dos trabalhadores.

O presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, explicou que a criação da comissão estava prevista para ocorrer somente após a assinatura do acordo coletivo. Porém, a Procuradoria Geral entendeu que os trabalhos do grupo devem ocorrer antes, já que os pedidos dos trabalhadores já devem constar no acordo.
"Um parecer da Procuradoria indicou que não dava para fazermos naquela formatação. Que as revindicações têm que ser estabelecidas como metas de cumprimento", contou. Os resultados dos estudos devem compor a negociação futura com a administração.
A comissão será formada por três pessoas do sindicato e outras três da prefeitura. A intenção é analisar uma série de questões ainda geram questionamentos da categoria, como a implementação e garantia da Hora Atividade, na área da Educação.
Para 2013, já está garantida a reposição da inflação dos últimos 12 meses, o que equivale a 6,63%, conforme os cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Porém, os trabalhos da comissão também pretendem verificar e cobrar a reposição salarial de 20% aos servidores públicos municipais, já que a categoria obteve reajuste de apenas 17%, do total de 37% acumulados no período de 2000 a 2008.
Na pauta também estão a revisão do adicional de salubridade, auxílio alimentação e devolução do dinheiro dos dias parados durante a greve de 2006. "O acordo coletivo é um instrumento de proteção ao trabalhador. Na nossa avaliação, a prorrogação da assinatura não altera muita coisa na prática. O que a gente queria realmente era o estudo da comissão e nós tivemos do prefeito o compromisso de respeito aos prazos. Kireeff se colocou a disposição, reconhecendo o nosso direito. Agora vamos construir um caminho para saldar essa divida com os trabalhadores", declarou Urbaneja.
Fonte: londrina.odiario.com