Semana Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho


A UGT-PARANÁ (União Geral dos Trabalhadores), participou da primeira audiência pública preparatória à apresentação do projeto de lei criando a Semana Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho no Paraná (SEMESS). O encontro foi na manhã dessa terça-feira, 11 de junho, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.
 
A proposição do projeto de lei criando a SEMESS é do deputado estadual Ney Leprevost (PSD) com participação da Fotrapar -Força Trabalhista Paranaense – filiada à UGT ,e atende antiga reivindicação dos setores trabalhistas envolvidos com as questões da segurança e saúde no trabalho. A proposta é de que a SEMESS seja realizada sempre na segunda quinzena de setembro, em todo estado.

O presidente do SINDACS-PR, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (filiado à UGT), Luiz Carlos Alves de Lara, representou a central nessa primeira audiência pública de criação da SEMESS.
 
O deputado Ney Leprevost falou da importância de ser firmado um compromisso, por meio de uma lei estadual, envolvendo os setores patronal, de trabalhadores e governo de Estado. “Além de campanhas nos locais de trabalho; das várias ações dos sindicatos trabalhistas; temos de ter o compromisso dos empresários em promoverem condições laborais apropriadas aos seus funcionários, em ambientes de trabalho adequadas e com os devidos equipamentos de segurança. Cabe aos governos, dos municípios e estadual, de utilizarem dos diversos meios de comunicação para levar a todos os paranaenses uma ampla campanha de divulgação dessa iniciativa que é da classe trabalhadora”.
 
O representante da UGT-PARANÁ, destacou a grande validade desse projeto de lei, mas falou da necessidade constante de campanhas de prevenção de acidentes no trabalho. “Trabalhadores de várias categorias sofrem diariamente em ambientes de trabalho inadequados. Temos de pensar na vida desses trabalhadores não apenas uma semana, mas em todos os dias do ano”, disse Luiz Carlos Alves de Lara.
 
Por sua vez o presidente da Fotrapar, Walter Cézar, falou da iniciativa trabalhista em criar a SEMESS no Paraná. “Por iniciativa da Força Trabalhista do Paraná, já criamos semanas de segurança e saúde no trabalho em várias cidades do estado. Queremos com esse projeto de lei, encaminhado à Assembleia pelo deputado Ney Leprevost, que o Estado também se empenhe em reduzir as estatísticas de mortes e acidentes no trabalho”.  Durante o encontro,  o chefe da Fundacentro –Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho (órgão do Ministério do Trabalho e Emprego), Adir de Souza, apresentou alguns números do MTE revelando o alto índice de mortes por acidentes no trabalho. “Infelizmente, sem percebermos, vivemos no Brasil uma guerra. E quem está ; sempre perdendo são os trabalhadores. Os dados ainda estão desatualizados, mas tivemos somente em 2010, mais de 2700 mortes por acidentes de trabalho no Brasil, isso fora os afastamentos por invalidez e um número incalculável do que não chega às estatísticas, por negligência dos empregadores”, disse Adir.
 
O presidente da Fotrapar esclareceu ainda que essa é uma primeira audiência pública. “Estamos preparando mais duas, com datas e locais a serem definidos. Nessas oportunidades coletamos todos os indicativos, sugestões e críticas da sociedade organizada para a elaboração final de um projeto de lei com bases nos interesses dos trabalhadores”.


Fonte: UGT Paraná