Dilma pede aos sindicalistas sugestões para plebiscito e não discute a pauta trabalhista


A presidente Dilma Rousseff, recebeu na manhã desta quarta-feira (26) os sindicalistas representantes de entidades das centrais sindicais que mais uma vez, apresentaram a pauta de reivindicação dos trabalhadores.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores e o secretário geral da entidade Canindé Pegado, estiveram presentes ao evento e ouviram da presidenta o pedido de que apresentassem sugestões para o plebiscito sobre a reforma política - encampado pelo Palácio do Planalto na última segunda-feira. O encontro, o segundo deste ano, é uma retomada de negociação com a classe trabalhadora e também uma reação às manifestações populares recentes.

Patah disse que a presidenta pediu aos sindicalistas para enviar sugestões de perguntas específicas para a presidente, que, de acordo com a orientação do Planalto de ouvir organizações civis, podem ser absorvidas na proposta de plebiscito que será encaminhada ao Congresso.

Ricardo Patah lembrou, mais uma vez, os trabalhadores apresentaram a presidente a pauta trabalhista que, no entanto, não chegou a ser negociada, por essa razão as centrais mantiveram a posição de realizar no dia 11 de julho o Dia Nacional de Lula com Greve e Mobilização. A pauta dos trabalhadores  inclui o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas, melhoria do transporte público, reforma agrária, contra leilões do petróleo e o combate ao projeto de lei 4.330 que permite ampliar a terceirização --interpretado como uma forma de precarizar as relações do trabalho, são alguns pontos que estão na pauta das centrais.

Fonte: UGT