Ator e ativista norte-americano busca apoio de sindicalistas brasileiros


O ator hollywoodiano da série de sucesso “Máquina Mortífera”, Danny Glover, participou nesta sexta-feira (28/6) da assembleia organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba em frente à montadora Nissan/Renault, em São José dos Pinhais.

O ator que também é ativista pelos direitos humanos, veio buscar apoio dos sindicalistas brasileiros para a causa dos trabalhadores da montadora Nissan nos Estados Unidos, pois a direção da fábrica proíbe a sindicalização dos seus empregados naquele país. Para se ter ideia, quem tenta se sindicalizar e lutar por direitos na fábrica localizada no estado de Mississípi, além de sofrer assédio moral e sexual, perde vários benefícios ao longo da carreira.

O ator e ativista estava acompanhado do presidente da UAW - United Auto Workes (UAW), Bob King, cuja entidade representa os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias dos EUA, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, Sérgio Butka; do presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi; do Secretário Nacional da UGT para Relações Internacionais das Américas, Sidnei Curral; do Membro da Executiva Nacional da UGT, Solomar Rockembach e Eduardo Pavão, assessor do presidente nacional da UGT,  Ricardo Patah.

Segundo Sérgio Butka, presidente do SIMEC, o intercâmbio visa a troca de experiências com o modelo sindical brasileiro e angariar apoio internacional para implantar a representação sindical na Nissan, situada em Canton, nos Estados Unidos.

Em seu discurso para os trabalhadores paranaenses da montadora Nissan, o ator Danny Glover disse: "De todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo, os trabalhadores da Nissan Mississippi têm um significado especial para mim. Aquele lugar foi um importante campo de batalha pelos direitos civis, e agora passou a ser referência na luta pelos direitos dos trabalhadores".

Ao fazer uso da palavra, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi manifestou total apoio dos trabalhadores representados pela UGT aos metalúrgicos da NISSAN nos Estados Unidos. “Em nome do nosso presidente nacional Ricardo Patah e de todos os companheiros e companheiras da UGT quero dizer aos companheiros e companheiras norte-americanas que essa luta não é só de vocês, é de todos aqueles que defendem um sindicalismo cidadão, ético e inovador. O Brasil, através do seu povo, está clamando nas ruas por melhorias na educação e melhor qualidade de vida. Que a nossa luta sirva de estímulo aos trabalhadores da NISSAN no Mississípi e que os trabalhadores possam lutar por seus direitos”, disse Rossi.

Fonte: UGT Paraná