Vereadores aprovam gestão técnica, mas pedem agilidade


A relação entre o governo do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e a Câmara Municipal de Londrina é praticamente irretocável neste primeiro semestre, segundo vereadores ouvidos pela FOLHA, mas, quanto aos problemas relacionados aos serviços públicos de qualidade, está havendo demora, avaliam alguns parlamentares. 

Para o presidente da Câmara, Rony Alves (PTB), o mérito da equipe de Kireeff tem sido encaminhar projetos de lei tecnicamente corretos, corrigir falhas rapidamente e esclarecer todas as dúvidas dos vereadores. Por outro lado, o prefeito fez uma espécie de "pacto" com os vereadores de que irá encaminhar à Câmara bons projetos que tenham vício de origem para evitar sancionar projetos ilegais dos parlamentares. "É uma relação muito harmônica", disse Rony. 

Entretanto, quanto ao governo, acredita que falta celeridade nas respostas aos problemas da cidade. "Entendo que parte da morosidade é fruto da administração passada, mas essa justificativa não dura para sempre", acrescentando, porém, que seis meses não é tempo suficiente para cobranças veementes. "Ele precisa de um tempo maior para dar resposta a tantas pendências." 

Mário Takahashi (PV) também deu um voto de confiança à administração Kireeff. "Tenho participado de várias reuniões e acompanhado de perto que há um trabalho muito grande no quesito planejamento. Então, acredito que as mudanças vão acontecer, mas são difíceis e demoradas." O vereador acha que a partir do ano que vem os resultados devem começar a aparecer de maneira mais concreta. 

A vereadora Lenir de Assis (PT) foi menos condescendente. Elogiou Kireeff quanto às ações técnicas e à postura legalista, mas acredita que seis meses seria tempo suficiente para dar resposta aos principais problemas da cidade. "Tem essa pendência do lixo, da limpeza urbana, dos buracos de rua, o fechamento do restaurante popular, que foi um retrocesso, contratos emergenciais, os problemas da saúde", citou. "É preciso mais agilidade." 

Roberto Fú (PDT) reclamou que muitas de suas reivindicações – feitas por meio de requerimentos ao Executivo – de melhorias pontuais, como bueiros entupidos e buracos de ruas, por exemplo, não têm sido atendidas. No governo anterior, líder do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), "tinha muito mais pedidos atendidos", comparou. O vereador afirmou que muitos problemas foram herdados por Kireeff e, por isso, "ele pode não ter culpa, mas tem responsabilidade para resolver". "Se o prefeito não mostrar obras, acaba sendo um prefeito morno. O povo não quer buraco, quer uma cidade cuidada e limpa."

Fonte: Folha de Londrina