Câmara aprova projeto para 564 novos cargos de professores na Educação em Londrina


Foi aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal de Londrina, na tarde desta segunda-feira (4), o projeto de lei que garante a criação de 564 cargos na Secretaria Municipal de Educação. A proposta, encaminhada pelo Executivo, tem o intuito de desafogar o défict de professores da rede municipal. A matéria segue para redação final.

O projeto de lei garante 248 novos cargos de professores para as séries iniciais do ensino fundamental, 24 para educação física e 292 para educação infantil.
O impacto financeiro mensal das novas contratações será de R$ 1.689.354,10 e anual estimado em mais de R$ 20 milhões. Serão chamados os professores aprovados em concurso público realizado em 2011.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, serão contratadas pelo menos 100 pessoas imediatamente. "Assim que o projeto for assinado pelo prefeito [Alexandre Kireeff], vamos encaminhar os pedidos para a Gestão Pública para a educação infantil e ensino fundamental", contou.
Os novos professores deverão atuar em diversas frentes e cobrir lacunas da rede de ensino, como no caso daqueles que já trabalham para o município, mas que passarão por capacitação por duas semanas. Os novos profissionais cobrem estas vagas, como também executarão atividades em escolas onde há salas vazias e demanda de docentes.
"Temos também os que vão suprir as vagas das pessoas que hoje fazem hora extra", disse Janeth, que contou que a intenção é diminuir custos com a hora extra, que pesa no orçamento municipal, e também desafogar o trabalho dos professores.
Ainda na área da Educação, o município ainda pretende construir novas escolas em Londrina. Já estão aprovadas, com recursos garantidos, as obras de 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O trabalho está inserido na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Fonte: londrina.odiario.com