Funcionários da Infraero fazem manifestação no Afonso Pena


Mais de cem funcionários da Infraero se concentram desde a 0h desta quarta-feira (31) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para protestar contra a proposta de acordo coletivo que a empresa fez para a categoria. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), o grupo aderiu a mobilizaçao nacional, que é realizada em mais de 60 aeroportos do país.
Por volta das 9h, o grupo se manifestou no terminal com faixas, cartazes e apitaço. O protesto é realizado de forma pacífica e não interfere na operacionalidade do aeroporto, segundo a Infraero. No entanto, até as 9h30 três voos tinham sido cancelados e um estava atrasado.
Entre os manifestantes estão funcionários que atuam no pátio, terminal de cargas, administrativo e engenharia. A paralisação será realizada por tempo indeterminado. Uma assembleia nacional está marcada para as 14h30.
Em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e em Londrina, no norte, funcionários também aderiram à paralisação e cruzaram os braços. Segundo os representantes do sindicato na região, a operacionalidade dos terminais também não foi afetada.
"Nós também esperamos que a empresa também regularize o nosso plano de cargos e salários e que não mexa no nosso plano de saúde", relatou o representante do Sina Wilson Vieira de Souza. 
Ainda segundo a Infraero, as negociações do acordo coletivo ainda estão em andamento. A proposta atual fixa reajustar a remuneração dos funcionários em 6,4%, mas esse valor pode mudar nas negociações, informou o órgão.
Fonte: g1.globo.com/pr/parana