Proposta do governo desagrada e servidores do Iapar ameaçam nova greve em Londrina


Um mês após decretarem o fim de uma greve que durou cerca de três dias úteis, os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Londrina e em todo o Paraná poderão voltar a paralisar suas atividades nos próximos dias. A categoria está insatisfeita com a falta de acordo com o Estado, que em proposta apresentada na última terça-feira (6), não falou em reajuste salarial e nem cumpriu o pagamento de promoções antigas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias (Sindpar) em Londrina, Ricardo Moura, a promessa feita no dia 2 de julho pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, estabelecia piso mínimo de R$ 1.600 em gratificação para 82 servidores, previa o pagamento de progressão por avaliação de desempenho dos anos de 2012 e 2009 e também indicava a possibilidade de discussão de proposta de reajuste salarial.
"Ontem, infelizmente, nada disso foi apresentado. O que nos passaram nada mais é do que a proposta já colocada pela diretoria do Iapar em 2011, que fala no pagamento de promoções, mas não cita reajuste salarial. O governo voltou atrás", declarou. Moura ainda salientou que a intenção de estabelecer piso mínimo de R$ 1.600 não era uma das pautas do sindicato. No entanto, a entidade havia acatado a negociação por acreditar em melhoras para os trabalhadores. "Mas agora ficou difícil estabelecer um consenso em relação a isso", disse.
Está programada para às 12h30 desta quinta-feira (8) uma assembleia geral com os trabalhadores. O encontro deverá discutir a proposta apresentada pelo Estado, bem como definir um posicionamento para o debate. A decretação de uma nova greve não está descartada. "A decisão vai ficar na mão dos servidores, que já estão demonstrando que estão decepcionados e desanimados, tanto com o governo quanto com a diretoria do Iapar", comentou o presidente do sindicato.
Fonte: londrina.odiario.com