Controladoria-Geral indica pedido de R$ 1,7 mi de reembolso de Centronic, em Londrina


A Controladoria-Geral do Município de Londrina indicou a necessidade de pedido de ressarcimento da empresa Centronic - Segurança e Vigilância - de mais de R$ 1,7 milhao aos cofres públicos. A medida consta no relatório de auditoria 44/2013 das contas referentes ao contrato oriundo do pregão nº 51/2006.

No relatório foram constatadas irregularidades como falhas na fiscalização do contrato, no edital de licitação e insumos sem justificativa na proposta vencedora. Ainda, pagamentos indevidos, certidão falsa de regularidade tributária, dentre outras.
O relatório de auditoria será encaminhado à Procuradoria-Geral do Município, à Corregedoria, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público.
No ano de 2006, a empresa foi considerada inidônea pela Prefeitura Municipal de Curitiba, o que a impediria de contratar com o poder público. Apesar disso, o município só considerou o fato em 2009. A Centronic teve o contrato rompido em meados de 2010, já na administração do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT).
A empresa era responsável pelo sistema de alarme monitorado em mais de 200 pontos e por vigilantes lotados em órgãos públicos.
Fonte: londrina.odiario.com