Congresso Latino Americano de Trabalhadores Municipais


O presidente da FESMEPAR - Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná (filiada à UGT), Luiz Carlos Silva de Oliveira participou do Congresso Latino Americano de Trabalhadores/as Municipais na cidade de Luziânia (GO),no período de 05 a 07 de agosto de 2013. Mais de 80 dirigentes, de diversos países da America Latina, estiveram reunidos para debater o futuro dos Servidores Públicos Municipais.

O debate teve como foco os temas relacionados ao serviço público nos países latino americanos e na definição de um plano de ação coletivo para atender às demandas dos servidores públicos, bem como a situação política sindical e econômica da America Latina e os desafios que os lideres sindicais enfrentam para fortalecer a classe trabalhadora. O principal ponto de trabalho foi o de garantir direitos sindicais para os trabalhadores/as municipais e para os trabalhadores/as como um todo e melhores condições de trabalho para os servidores da América Latina. Outro ponto importante foi a analise do Plano de Ação aprovado no ano passado em Buenos Aires (ARG), tópicos e propostas de melhorias salariais e carreira para os trabalhadores municipais.

Do evento, cabe destaque o pronunciamento do Sr. Rolv Hanssen, dirigente da ISP - Internacional dos Serviços Públicos: ”Transformar sindicatos frágeis financeiramente em instituições fortes como o modelo de solidariedade implantado na África e garantir um acesso universal a serviços públicos para toda a população são metas da Internacional de Serviços Públicos - ISP Mundial para o biênio 2013/2014”. O secretário-geral da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas - CSA, Victor Baez, também defendeu junto aos participantes do Congresso que é preciso construir alianças que respeitem as diferenças, mas que entrem em harmonia nas ações.  “O movimento sindical precisa de crescimento e não podemos permitir ser sectários no movimento sindical. Precisamos de menos sindicatos, de mais trabalhadores filiados e de uma plataforma”. O presidente da FESMEPAR, Luiz Carlos Silva de Oliveira, quando do falou da importância do evento e repetiu o que sempre propaga quando de sua participação nos diversos cursos realizados pela Federação, ou seja, da necessidade das entidades sindicais alargarem sua influência junto à comunidade para um confronto em igualdade de condições com os governantes.

Fonte: UGT Paraná