Vereador de Londrina, Gerson Araújo, perde mais um recurso junto ao TRE sobre cassação de mandato


O vereador de Londrina, Gerson Araújo (PSDB), perdeu mais um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após ter o mandato cassado em julho deste ano. A defesa deve apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido para que Araújo fique no cargo até o julgamento final do caso. Já o Partido Trabalhista Cristão (PTC) corre para obter a nulidade e recontagem dos votos válidos na última eleição em busca de uma cadeira na Câmara Municipal.

De acordo com o presidente do PTC, Ulisses Guimarães, foi negado o provimento do embargo de declaração para a defesa de Gerson Araújo na última sexta-feira (16). O pedido protocolado na Justiça buscava o pronunciamento do vereador a respeito das provas no decorrer do processo. Porém o TRE entendeu desnecessário qualquer avaliação sobre isso.
"No Paraná ele não tem como recorrer mais. Não há como tumultuar mais o processo. Agora vai ter que tentar permanecer no cargo só pelo TSE", declarou Sabino, que já pediu ao Tribunal Superior Eleitoral a nulidade e recontagem dos votos da última eleição. A intenção do PTC é colocar Roberto da Farmácia na vaga ocupada pelo então vereador Gerson Araújo. O suplente do PSDB é o ex-vereador Amauri Cardoso, conforme determinação do TRE após a cassação e manutenção dos votos para a coligação.
"Há resolução do TSE que diz que será considerado nulo o voto dado a candidato que teve cancelado o seu registro de candidatura. Estamos confiantes que os votos do pastor Gerson Araújo serão cancelados", afirmou. A expectativa do partido é que o caso chegue ao fim em até 90 dias.
O advogado que defende o vereador, Frederico Reis, informou que tem três dias para apresentar recurso sobre a cassação do mandato de Araújo. A intenção é entrar com um pedido de efeito suspensivo para manter o parlamentar no Legislativo até que haja uma decisão em trânsito julgado.
Segundo assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o legislativo ainda não foi notificado sobre a saída de Gerson Araújo. A reportagem de odiario.com tentou contato com o presidente do Legislativo, Rony Araújo (PTB), mas ele estava com o celular desligado no início da tarde desta segunda-feira (19).
Gerson Araújo teve a nulidade de sua candidatura requerida pelo PTC e também pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). A alegação é que ele assumiu interinamente a Prefeitura de Londrina em 2012, no período eleitoral, época em que era candidato a uma cadeira da Câmara Municipal.
À época, o então prefeito Barbosa Neto (PDT) havia sido cassado. Seu vice, José Joaquim Ribeiro, assumiu a administração, deixando o posto logo após admitir ter recebido propina.
Fonte: londrina.odiario.com