Professores vão às ruas em data histórica


Um ato em 29 cidades paranaenses lembrou ontem um dos episódios mais emblemáticos da luta do magistério por melhores condições de trabalho: o histórico confronto entre policiais e professores na Praça Nossa Senhora de Salette, em Curitiba, que resultou em 10 feridos e cinco presos, no dia 30 de agosto de 1988. Em Londrina, segundo o presidente local do APP-Sindicato, Antonio Marcos Gonçalves, a manifestação dos professores, chamada de Dia da Luto e da Luta, reuniu cerca de mil pessoas. A concentração ocorreu no Calçadão e os professores saíram em passeata até a frente da sede do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS), na Rua Souza Naves, onde reivindicaram uma reformulação no plano de saúde dos servidores. O protesto foi encerrado na Concha Acústica. 

Bancários, servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docentes da rede privada de ensino, categoria mobilizadas por outras causas, engrossaram o movimento. 

Em Curitiba, o protesto teria reunido 20 mil docentes, que caminharam da Praça Santos Andrade ao Centro Cívico. Os professores aproveitaram para reivindicar o pagamento do piso nacional de forma integral e a quitação de pendências relativas a promoções e progressões dos servidores.

Fonte: Folha de Londrina