Professores em greve ocupam prefeitura de Cabrália, no sul da Bahia


Os professores da rede municipal de ensino em Santa Cruz de Cabrália, região sul da Bahia, completam 17 dias de greve nesta quarta-feira (4). Na terça (3), os educadores ocuparam a prefeitura da cidade, impedindo que as atividades no local fossem realizadas.
"Fizemos a ocupação da prefeitura ontem com uma comunidade indígena. Estamos aguardando resposta do prefeito e desde ontem todos os serviços [da prefeitura] estão parados", afirma Graziela Rezende, vice-coordenadora na região do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).
De acordo com a sindicalista, às 10h desta quarta-feira será realizada uma reunião com representantes da prefeitura para discutir a situação dos professores. A categoria reivindica reforma nas escolas e construção de novas unidades de ensino, além de ajustes salarias, como adequação do piso de 2013 e da perda salarial de 2012, bem como o cumprimento de artigos do plano de carreira.
"Já sentamos com a Secretaria de Educação, mas alega não ter autonomia para negociar, principalmente as questões financeiras. Também nos reunimos de abril a julho com outros representantes, mas o retorno sempre foi negativo, por isso deflagramos a greve", pontua Graziele.
A estimativa do sindicato é de que cerca de cinco mil alunos fiquem sem aulas em Santa Cruz de Cabrália por causa da paralisação na rede municipal de ensino.
Fonte:  http://g1.globo.com/bahia