Kireeff descarta atualizar planta de valores para aumentar arrecadação em Londrina


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), descartou recorrer à atualização da planta de valores para aumentar a arrecadação. Com orçamento enxuto, a administração espera contar com recursos federais e estaduais, especialmente programas de financiamento via União, para garantir investimentos em 2014.

Em entrevista à rádio Paiquerê AM, Kireeff disse que uma nova planta de valores pode até ser implantada futuramente, mas agora nega a hipótese. A última atualização foi feita em 2011, no governo de Nedson Micheleti (PT).  A Lei Orçamentária Anual já passou por audiência pública e foi encaminhada à Câmara, onde deve ser novamente discutida com a população.
"Nós vamos apresentar o orçamento e vamos desenhar 'o que nós podemos é isso', com toda franqueza e clareza. A sociedade quer gastar mais dinheiro com esporte. Onde nós vamos buscar? Mas aí é uma conversa franca, aberta, a sociedade é que vai fazer a opção e não o prefeito", declarou.
Para balancear o caixa do município, a prefeitura está buscando evoluir o processo de licitações, com uso de planilhas detalhadas que deixam o processo mais transparente e eficiente, e também está protestando os grandes devedores. Kireeff acredita que a reorganização do pagamento de dívidas pelos contribuintes pode dar uma guinada nas contas a médio e longo prazo.
O prefeito admitiu que faltam recursos para serviços públicos, como a varrição, que hoje é restrita a uma pequena faixa da região central. Ele defende uma escala de prioridades, baseada no orçamento de 2014.
"Isso que está sendo apresentado é um orçamento baseado na realidade financeira. Londrina não tem dinheiro para deixar floridos todos os canteiros. Em uma escala de prioridades, Londrina não tem dinheiro para encher a cidade de academias ao ar livre. Cria-se uma expectativa de serviços públicos baseados em uma receita que não existe", disse à rádio Paiquerê AM.
Fonte: londrina.odiario.com