Câmara Municipal de Londrina arquiva pedido de afastamento de vereadora Sandra Graça


A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina arquivou o pedido de afastamento da vereadora Sandra Graça (PP), condenada em agosto pela 2ª Vara de Fazenda Pública por manter um "funcionário fantasma" em seu gabinete. A medida seguiu recomendação da Procuradoria Jurídica do Legislativo.

O requerimento apresentado pelo suplente de vereador, Emerson Petriv, também do Partido Progressista, conhecido como Boca Aberta, não fazia referências as possíveis infrações cometidas pela vereadora ao Código de Ética, bem como não continha a cópia da decisão da Justiça que condenou Sandra por improbidade administrativa.
"No caso do requerimento dele, o pedido de providências só pede o afastamento da vereador, sem fazer qualquer menção ao Código de Ética da Câmara, com base apenas na sentença. No entanto, ele não juntou cópia da decisão", explicou o procurador jurídico da Casa, Régis Belisário.
Com isso, a Câmara não vai abrir procedimento para investigar o caso, trabalho que seria conduzido pela Comissão de Ética, devido a possibilidade denúncia por ato atentatório ou quebra de decoro parlamentar, instituídos nos artigos 8º e 9º do regime interno.
Sandra e seu ex-assessor parlamentar, Salvador Kanehise, foram condenados a devolver R$ 9 mil aos cofres do Legislativo  e impedidos de contratar com o poder público por 10 anos. Em 2008, a vereadora foi denunciada por manter em seu gabinete um "funcionário fantasma", pois Kanehise teria recebido salário sem trabalhar.
Fonte: londrina.odiario.com.br