Após paralisação, coletores de lixo retornaram ao trabalho no final da manhã em Londrina


Os coletores de lixo de Londrina, contratados da Construtora J.W., estão paralisados na manhã desta sexta-feira (13). O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco) informou que houve um problema em relação ao pagamento do descanso semanal remunerado.

O advogado do Siemaco, Flávio Petrilo, informou que a empresa se comprometeu a regularizar a situação até a terça-feira (17). A maior parte dos trabalhadores aceitou a proposta e saiu para o serviço no final da manhã, mas um grupo ainda permanecia de braços cruzados até as 11h30.

JW e sindicato também vão resolver na próxima semana como fica a jornada de trabalho dos funcionários. Segundo Petrilo, atualmente os profissionais finalizam a coleta do setor e vão embora, mesmo quando terminam mais cedo.

Agora, a empresa quer que eles cumpram o turno fixado em contrato de 7h20. O advogado do Siemaco afirmou que a JW tem o direito de determinar isso, mas precisa dar um local adequado para manter os trabalhadores no retorno das ruas, o que não acontece hoje.

De acordo com a JW, a direção da empresa vai analisar a situação e apresentar uma proposta na próxima semana. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou, na manhã desta sexta-feira, que só será possível avaliar se houve prejuízos na coleta no final do dia.

Fonte: londrina.odiario.com