Enfermeiros protestam em frente à Prefeitura de Londrina


Um grupo de enfermeiros aprovadas no concurso de 2009 – e ainda não convocados – realizou um protesto em frente à Prefeitura de Londrina, na tarde desta segunda-feira (16). Com cruzes que traziam os números das colocações desses profissionais naquele concurso, eles disseram estar “sepultando o sonho de serem servidores públicos”. A prova de 2009 vale até 14 de abril de 2014. Até agora foram convocados 113 dos mais de 200 aprovados naquele edital.
O “sepultamento”, na leitura dos aprovados, é provocado pela convocação dos temporários para as vagas que seriam preenchidas no concurso anulado no mês passado. As enfermeiras defendem que a Prefeitura poderia ter chamado os aprovados no concurso daquele ano para os cargos criados no primeiro semestre para programas como o Samu, Internamento Domiciliar e Programa Saúde da Família.
Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, os aprovados protestam sem razão, já que a administração municipal entende que são novos cargos, diferentes daqueles para os quais foi realizado o concurso em 2009. “Para os cargos que eles prestaram, eles ainda podem ser chamados, porque o concurso está dentro do prazo de validade. O novo concurso, nós já explicamos, é para outros cargos”, ressaltou.
Kellen Mitie, aprovada em 2009 e 23ª colocada no concurso desse ano, discorda. “Não há subdivisão na função de enfermeiro”, afirmou. “A Constituição é clara quanto à transformação de cargos, poderiam ter nos chamado”, reforçou Kellen. “Me sinto duplamente lesada.”
Andréa Araújo, aprovada em 119ª lugar em 2009 e em 14º no concurso desse ano, é outra que entra na categoria dos “duplamente lesados”. Para chegar a vez dela na fila de 2009 faltam cinco profissionais. Com relação ao desse ano, ela já estaria trabalhando se não fosse a anulação, tendo em vista que a Prefeitura iria contratar imediatamente 16 enfermeiros. “A revolta é muito grande, tenho toda a titulação para assumir o cargo. Tenho 12 anos de [trabalho em] UTI e 10 de pronto socorro. E se eu não passar no próximo concurso?”, questionou.
Márcia Colomera, que ficou em 129º no concurso de 2009, disse que se sente “frustrada” com a não convocação. “Sei que fiz a minha parte, estudei, paguei cursinho, abri mão do lazer e sei que tenho a mesma capacidade de todos os profissionais. O duro é saber que não fui convocada por uma questão burocrática”, reclamou.
Concurso cancelado
O processo para a realização do novo concurso está em fase de conclusão do termo de referência para fazer o chamamento das instituições que vão elaborar as provas. “Ainda não há previsão. Pode demorar dois dias, como pode demorar uma semana. Mas está perto”, garantiu o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza.
Fonte: www.jornaldelondrina.com.br