Boca Aberta pede Comissão Processante contra Kireeff


Nesta quinta-feira (19), os bancários entram em greve por tempo indeterminado. A confirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Wanderley Crivellari. Na noite nesta quarta-feira (17), o sindicato realiza uma assembleia para definir a organização e as estratégias da mobilização.
Crivellari ainda não sabe mensurar de quanto será a adesão à greve. “Eu espero que seja de 100%, mas a gente nunca sabe”, ponderou. O secretário de imprensa do Sindicato dos Bancários de Londrina, Joseph Sonego, afirma que a greve costuma começar concentrada na área central e depois se expande para todas as regiões da cidade. “Costumamos chegar a 90% de adesão.”
Em negociação desde agosto, entre outros itens, os bancários reivindicam 11,93% de reajuste salarial. A Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) ofereceu 6,1%, que equivaleria apenas à reposição das perdas dos últimos 12 meses. Em Londrina, há 1.780 bancários e 78 agências.
O porcentual de reajuste salarial é composto pelas perdas relativas à inflação e por ganho real de 5%. A categoria reivindica ainda melhoria da participação nos lucros, ampliação do horário de atendimento das 9 horas às 17 horas, com dois turnos (hoje a população é atendida das 10 horas às 16 horas) e fim das demissões, entre outros itens.
Em 2012, a greve durou sete dias, mas em outros anos, as agências chegaram a ficar 20 dias fechadas. Durante o período da greve, a população terá acesso apenas aos serviços de caixas eletrônicos e ao recebimento de aposentadorias.
Fiscalização do Procon
Durante a greve, o Procon Londrina fará fiscalizações constantes para averiguar se caixas eletrônicos estão em funcionamento e abastecidos com cédulas e envelopes para depósito, se está disponível o auxílio no atendimento a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais e outros serviços indispensáveis. Todos os consumidores que sofrerem algum tipo de prejuízo com a paralisação das atividades bancárias poderão registrar denúncia no órgão.
Serviço: O telefone do Procon em Londrina é 3345-0396. A sede do órgão fica na Rua Mato Grosso, 299, região central. 
Fonte: www.jornaldelondrina.com.br