Grupo protesta contra mudança na jornada de trabalho


Um grupo de técnicos e auxiliares de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maria Cecília, zona norte, realizam nesta quarta-feira, a partir das 7h, um protesto contra uma mudança feita na jornada de trabalho, que no entendimento deles, prejudica o atendimento aos usuários. Segundo profissionais que não quiseram se identificar, temendo eventuais represálias, a alteração está em vigor desde o ano passado, mas os servidores deram um prazo para que a atual administração a revertesse, o que não aconteceu até agora.

A queixa é a seguinte: a jornada de trabalho desses servidores é de 6 horas diárias, mas a Prefeitura está “forçando-os” a fazer 5 horas diárias, para que a sexta hora seja usada na escala de plantões de fim de semana da unidade.

O resultado para os pacientes é o aumento do tempo de espera para coleta de exames. Admílson Soares Ramos da Cruz, do movimento social pela saúde da região norte, concordou. “Isso interfere nos trabalhos que são agendados”, afirmou.

O secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, disse que é contra a sobreposição dos turnos, pois ela garante o funcionamento da unidade – que é de 16 horas por dia – nos finais de semana sem o pagamento de horas extras. “A proposta da administração municipal é não aumentar o que já tem. A proposta dos servidores gera mais horas-extras e eu não posso fazer isso”, declarou.

Fonte: Jornal de Londrina