GM deve receber curso de tiro até dezembro


Desde que a Guarda Municipal (GM) foi instalada em Londrina é grande a discussão sobre o armamento do grupo. Após uma equipe ter sofrido um atentado a tiros no Jardim União da Vitória (zona sul) há pouco mais de um mês, uma paralisação chegou a ser cogitada caso não houvesse o armamento dos guardas, sobretudo em situações de risco. Com o anúncio do término, em dezembro, do contrato da Prefeitura com a empresa responsável pela segurança dos prédios públicos, a questão voltou à tona com mais força, já que a GM irá assumir os pontos. No início do ano, a corporação ficará responsável por 23 pontos monitorados por seguranças armados da empresa terceirizada. 

O secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, disse que pretende iniciar uma turma de curso de tiro antes mesmo do término do contrato. "Está em andamento uma licitação relacionada aos exames psicológicos para porte de armas. Para o curso prático, ainda temos que esperar alguns documentos para ver a necessidade de edital ou apenas convênio", explicou, complementando que o curso só pode ser ministrado por órgãos como as polícias Militar (PM), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) ou Civil. 

Como três órgãos já teriam acenado impossibilidade em função da agenda e equipe, um convênio com a Polícia Civil deve ser firmado assim que a Controladoria do Município der um parecer. Questionado sobre quanto o curso custaria aos cofres públicos, o secretário não revelou números "por ainda não ter nada oficial". "Posso dizer que todos os guardas receberão o curso de tiro, tanto os antigos quanto os novos." O uso das armas, contudo, será restrito a operações especiais e patrulhamento em locais de risco. O município fez em junho de 2012 a compra de 75 pistolas e 15 revólveres, que custaram R$ 350 mil. 

No passado, o curso de formação oferecido aos guardas municipais foi alvo de investigações na Câmara Municipal e no Ministério Público porque a empresa contratada recebeu R$ 39 mil por aulas de tiro que não foram ministradas. Atualmente, a GM tem 183 agentes e conta com mais 198 em treinamento.

Fonte: Folha de Londrina