UGT e centrais cobram fim do Fator Previdenciário


A luta pelo fim do Fator Previdenciário será intensificada com ações da União Geral dos Trabalhadores e das centrais sindicais, CTB, Força Sindical, CUT, CGTB e NCST. Em reunião que aconteceu nessa terça-feira (29) na sede da CTB, em São Paulo, os dirigentes sindicais decidiram que vão fazer diversas manifestações em todo o País no “Dia Nacional de Mobilizações”.
No dia 12 de novembro, utilizando o lema “Brasil contra o fator”, as centrais vão mobilizar suas bases e realizar grandes atos conjuntos em todas as capitais. Essa é uma forma de pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional para discutirem o fim do Fator Previdenciário, a correção da tabela do Imposto de Renda e a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
Estiveram presentes na reunião: Marcos Afonso de Oliveira, secretário de comunicação da UGT; Ubiraci Dantas de Oliveira, presidente da CGTB; Wagner Gomes, secretário geral da CTB; Sérgio Nobre, secretário geral da CUT; João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário geral da Força Sindical e Geraldo Ramthun Diretor de Organização Sindical da NCST. 
Segundo Marcos Afonso de Oliveira, o fim do Fator Previdenciário é um tema de grande importância na pauta trabalhista: “Muitos trabalhadores adiam a aposentadoria pois sabem que serão prejudicados”. O Fator Previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos, no caso das mulheres. “Além disso, decidimos incluir no dia de mobilizações a correção do Importo de Renda, que afeta os trabalhadores que estão na ativa”, concluiu o sindicalista.
Fonte: UGT