Servidores do Iapar fazem reivindicações a Beto Richa


Em greve desde o dia 12 e novembro, os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) decidiram adiar para hoje a assembleia que estava marcada para a manhã de ontem, na qual seria discutida a proposta de negociação feita pelo secretário de agricultura e abastecimento, Norberto Ortigara, na última terça-feira. O servidores reivindicam a definição do plano de carreiras e readequações de salários. 

Ortigara propôs o encaminhamento para a Assembleia Legislativa de projeto de lei que reformula o plano de cargos e salários para os servidores do órgão e negociou um esforço concentrado com a secretaria da Administração, Dinorah Botto Portugal Nogara, para apressar a tramitação. A proposta foi condicionada ao retorno imediato dos servidores ao trabalho. 

Ao invés de realizar a assembleia, ontem, os grevistas optaram por reivindicar suas demandas junto ao governador Beto Richa (PSDB), durante a cerimônia de apresentação dos alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar (PM), em Londrina. Richa foi surpreendido por um protesto de cerca de 30 servidores do Iapar. 

O pesquisador Paulo Guilherme Ribeiro expôs a preocupação com a descontinuidade das pesquisas do instituto. "O Iapar que sempre foi referência hoje está esquecido. Os serviços estão comprometidos pois perdemos pesquisadores qualificados para outros órgãos", reclamou. 

O governador atendeu os manifestantes e deu a situação como resolvida. Segundo ele, o Plano de Carreira da categoria já foi enviado para a Assembleia Legislativa para aprovação, o que deve ocorrer ainda este ano. "Reconhecemos a importância do instituto para o desenvolvimento do Paraná e em breve tornaremos os cargos mais atrativos para reunir e manter os profissionais capacitados". (Colaborou Celso Felizardo/Reportagem Local)

Fonte: Folha de Londrina