Docentes da Universidade Estadual de Londrina realizam assembleia para definir se entram em greve


Os docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizam nesta quinta-feira (28), a partir das 9h30, uma assembleia para avaliar se a categoria entra em greve nesta mesma data, caso o governo do Estado não cumpra o repasse da segunda parcela de 7,14% da equiparação salarial acertado em 2012. Esta assembleia havia sido agendada em outubro, com indicativo de greve, após o Estado não repassar a segunda parcela do reajuste que deveria ter sido depositada no último dia útil daquele mês.

O governo havia se comprometido em 2012 a pagar quatro parcelas de 7,14% anuais, sempre no salário do mês de outubro, dentro da proposta de equiparação salarial para os docentes da carreira do magistério superior com o quadro técnico das universidades, conforme determina a Lei Estadual 17.280/2012. O valor global da reposição salarial é de 31,73% e deve ser paga até outubro de 2015.
O presidente do Sindicato dos Professores da Universidade Estadual de Londrina (Sindiprol/Aduel), Nilson Magagnin Filho, disse que os docentes vão aguardar, durante a assembleia, a confirmação do depósito desta parcela do reajuste. "Teremos a confirmação nesta quinta-feira se o valor será repassado aos professores. Se não houver esta confirmação, vamos encaminhar para a greve da categoria", afirmou.
No entanto, na segunda-feira (25) o governo do Estado havia anunciado que realizaria o pagamento da segunda parcela, que está atrasada em um mês, no salário de novembro, mas retroativo ao mês de outubro. "Eles sinalizaram para isso. No entanto, como o depósito será realizado na noite desta quinta-feira, vamos ter a confirmação durante a assembleia. Caso esteja assegurada esta parcela, vamos encaminhar para o fim do estado de greve", salientou.
A discussão entre os docentes deve durar a manhã toda, com a definição sendo tomada por volta das 12h.
Fonte: londrina.odiario.com