Comissões do PCCS e do Plano de Preenchimento das Funções iniciam os trabalhos


Na última quarta-feira (27) duas comissões começaram a trabalhar.

Uma é a Comissão Permanente do PCCS, que realizará estudos visando manter o PCCS atualizado, corrigindo alguns problemas e estudando melhorias na lei. Como o nome já diz, essa comissão é permanente e, a princípio, seus membros ficarão pelo período de 01 ano, quando estão serão substituídos.

A outra comissão é a que elaborará o Plano de Preenchimento das Funções, que servirá como base para a próxima Promoção por Competências e Habilidades. Essa comissão tem o prazo de 60 dias para apresentar seu relatório, que contemplará os cargos de Técnicos de Gestão Pública, Agentes de Gestão Pública e Técnicos de Saúde Pública.

Essas Comissões foram nomeadas em atendimento às reivindicações do SINDSERV, levadas até a Administração Municipal nas diversas reuniões realizadas ao longo deste ano de 2013.

Infelizmente, apesar de o prefeito ter afirmado que seus esforços seriam no sentido de que todos fossem contemplados, os professores da rede municipal de ensino não foram atendidos. Ao que parece a Secretária de Educação, Sra. Janet Elizabeth Thomas, não tem a mesma boa vontade do prefeito e, simplesmente, não encaminhou absolutamente nada à Secretaria de Governo.

Esse, inclusive foi um dos motivos que fizeram com que o SINDSERV não fizesse o comunicado antes. Imediatamente após receber as portarias o SINDSERV tentou conversar com a Sra. Janet Thomas, mas, através de inúmeros subterfúgios, a Secretária evitou conversar com os diretores do sindicato que, insistentemente, tentavam obter uma resposta sobre os motivos da discriminação dos professores. Reuniões foram desmarcadas com apenas algumas horas de antecedência e todos os compromissos da Secretária foram considerados imprescindíveis e mais importantes que os assuntos que influenciam a vida funcional de 3.500 professores da rede.  Atualmente o SINDSERV consegue conversar com o Prefeito, mas não consegue conversar com a Secretária Janet Thomas. Apesar do discurso de valorização dos professores, a prática demonstra justamente o contrário.

O SINDSERV tem demonstrado ao Prefeito sua preocupação com a forma com que os assuntos de pessoal têm sido conduzidos na Secretaria de Educação. Os assuntos de pessoal são discutidos no gabinete da Secretária e “comunicado” aos professores.  Na última reunião, inclusive foi solicitado ao Prefeito que o processo fosse invertido, ou seja, que assuntos importantes como o processo de remoção, hora atividade e promoção por competência e habilidades fossem discutidos com os professores, diretores e sindicato antes de serem implementados. Isso evitaria problemas como os que aconteceram recentemente com as horas extras. Infelizmente nem o Prefeito Alexandre Kireeff conseguiu solucionar esse problema.

O SINDSERV continuará lutando para reverter esse quadro de imposição de decisões unilaterais e de discriminação dos professores implantado na Secretaria de Educação e pede que a categoria se mantenha atenta e mobilizada.