Kireeff oficializa saída de Francisco Eugênio de Souza da Saúde


O médico Francisco Eugênio de Souza não é mais secretário municipal de Saúde de Londrina. O anúncio foi confirmado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) no final da tarde desta sexta-feira (13) em nota oficial encaminhada pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura. A decisão de retirá-lo do cargo foi tomada após a Justiça ter bloqueado os bens de Souza em um processo relativo ao cancelamento do concurso para a contratação de servidores para a Secretaria Municipal de Saúde.

O concurso realizado em junho foi cancelado em agosto, depois de denúncias de que várias questões foram copiadas de outros processos seletivos. Pelo menos duas provas tiveram quase a metade das questões plagiadas. A nova avaliação será aplicada dia 22 deste mês.

O ex-secretário foi acusado pela promotora Sandra Koch de ter cometido improbidade administrativa com as falhas que levaram à anulação do concurso da saúde e, com isso, provocaram um prejuízo de R$ 407 mil aos cofres públicos, valor que o MP pede ressarcimento na ação. Essa é a primeira ação por improbidade administrativa contra a gestão do prefeito Alexandre Kireeff (PSD).

Souza é acusado de “deixar de tomar as providências” para realizar o concurso sem contratação de uma empresa especializada, “mesmo com as considerações apresentadas pelos conselheiros municipais [de saúde] em razão do grande número de interessados nas vagas”. O MP ainda acusa Souza de não ter tomado providências mesmo depois de ter “recebido notícias de que havia exposição das provas” na Vila da Saúde.

Kireeff agradece contribuição

Na nota, Kireeff disse estar agradecido a Souza pela “contribuição determinada e honesta à gestão municipal da saúde ao longo deste ano”. Para o prefeito, a participação do ex-diretor do HU frente à pasta garantiu importantes avanços nos serviços públicos municipais de saúde. Entre esses avanços, Kireeff destaca “a ampliação significativa da quantidade de serviços ofertados, das estruturas de atendimento, do acesso a recursos federais e estaduais, da quantidade de recursos humanos em nossa rede e (...) melhorias e avanços no sistema municipal de saúde, comprovados e mensurados objetivamente”.

Souza diz que sai com o trabalho cumprido

O ex-secretário, por sua vez, afirma ter certeza de sair com o trabalho cumprido. “Saio da Prefeitura consciente de não ter cometido nenhum erro técnico ou administrativo e tendo envidado todos os esforços para conferir à Saúde um status de Secretaria de vanguarda”, disse, por meio de nota. Segundo ele, a secretaria não apresentava avanços há muitos anos, condição revertida enquanto esteve à frente da pasta.

O médico e servidor de carreira da Prefeitura, Eduardo Cristofoli Silva, assume interinamente a pasta. Ele era diretor do serviço de vigilância da secretaria. A nota não especifica, porém, se Silva acumulará os dois cargos.

Fonte: Jornal de Londrina