Aumenta desaprovação à gestão de Kireeff


Enquanto os governantes que tiveram a popularidade afetada pelos protestos de junho recuperam a aprovação do eleitorado, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) vai na direção oposta. De acordo com levantamento feito pelo Paraná Pesquisas para o JL, a aprovação de Kireeff caiu 9,26 pontos porcentuais entre junho e dezembro. Na pesquisa realizada entre 12 e 16 de dezembro, 48,05% dos eleitores disseram que aprovam a atual administração, contra 46,33% que não aprovam e 5,63% que não opinaram. Em junho, o prefeito tinha 57,31% de aprovação e 36,84% de desaprovação. A Paraná Pesquisas ouviu 544 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

O segundo semestre foi marcado por notícias positivas e negativas na administração municipal. Entre as positivas está a redução da tarifa de ônibus em R$ 0,15, graças a isenções de impostos que incidem sobre o transporte coletivo adotadas pelos governos federal e estadual. No polo negativo está o fechamento do Restaurante Popular e a anulação do concurso da Secretaria da Saúde.

Perfil 
O perfil do eleitor que aprova a gestão de Kireeff é o mesmo daquele que o elegeu: tem curso superior (66,17% aprovam, contra 39,96% entre aqueles que têm o ensino fundamental), está nas classes A e B (54,66% aprovam contra 36,10% das classes D e E) e mora no Centro (66,98% aprovam contra 42% da zona leste e 43,56% na zona norte).

Quando o critério é a faixa etária do eleitorado, o prefeito tem melhor desempenho nos dois extremos: 53,73% dos eleitores que têm entre 16 e 24 anos e 50% dos eleitores com mais de 60 anos aprovam a gestão. O índice mais baixo de aprovação, de 42,86%, é dos eleitores que têm de 25 a 34 anos.

Divisão
Para o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os números mostram que “a divisão da cidade prevalece”. “Onde ele ganhou a eleição está bem, onde perdeu está mal”, ponderou. Ele atribuiu a queda na aprovação à expectativa gerada pela vitória de Kireeff. “Da forma como ganhou, a esperança era muito grande, mas o tempo vai passando e as pessoas vão sentindo que as coisas não acontecem com velocidade e aí vem a decepção.”

O diretor da Paraná Pesquisas afirmou que a situação de Kireeff é parecida com a do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que também é aprovada no Centro, mas desaprovada nos bairros. “Ele deve estar fazendo boa gestão para a cidade [região central], mas por enquanto isso não chega à periferia. Uma coisa é fazer uma boa gestão fiscal e outra é uma boa gestão eleitoral.”

Fonte: Jornal de Londrina