Projeto Londrina de Olho quer criar o site para monitorar município


O Projeto  Londrina de Olho quer chamar a população para cuidar e fiscalizar os serviços do município. Ainda na plataforma da rede social Facebook, a proposta visa a criação de um site participativo de cobrança de melhorias nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, segurança, transparência e meio ambiente.

O recém-formado em Direito, Marcelo Santos, conta que a ideia do Londrina de Olho, surgiu com a insatisfação de amigos perante aos problemas da cidade. "Mas comecei a perceber que reclamação é coisa de momento. As pessoas criticam muito, mas logo depois esquecem. Quero criar ferramentas para que as criticas sejam mantidas, para cobrar resultados", afirmou.
Segundo ele, o site deverá fazer um levantamento com todos as dificuldades enfrentadas pela população no dia a dia, como a fila por espera de atendimento em hospitais e postos de saúde, a falta de medicamentos, onde há problemas com a merenda escolar, a quantidade de vagas em escolas públicas e até mesmo a listagem de buracos e bueiros entupidos nas vias do município.
Também há intenção de apresentar dados sobre evasão escolar, indíces de criminalidade por região, falta de viaturas da polícia e Samu, histórico de Londrina e informação cultural. "Se uma pessoa só fizer uma reclamação ela demora a ter resposta. Se várias fizerem, isso dá volume e dá diferença no pedido", destacou.
A adesão ao projeto no Facebook já chega a 5.349 membros. Na última quarta-feira (8) foi realizada a primeira reunião do grupo, porém cerca de dez pessoas participaram do encontro. De acordo com Santos, quanto maior for a participação, mais equipes de trabalho serão formadas. A segunda reunião do grupo ocorre no dia 18 de janeiro, às 14h30, na sede do Sindicato dos Vigilantes de Londrina, que fica na Avenida Rio de Janeiro, 211, Centro. "É um projeto sem fins lucrativos e com participação de voluntários. É para ter uma sociedade mais ativa", comentou.
Fonte: londrina.odiario.com