Justiça interdita máquinas de frigorífico em Ibiporã


A Justiça do Trabalho de Londrina determinou que o Frigorífico Rainha da Paz, de Ibiporã, mantenha interditadas todas as serras de corte (tipo serra-fita) de carne que operavam sem proteção para os funcionários. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (4) em nota pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PR).

A pedido do MPT-PR, a juíza Ziula Sbroglio, da 4ª Vara do Trabalho, concedeu uma liminar para impor a medida de interdição das máquinas de corte. Segundo o MPT, o Frigorífico Rainha da Paz tem quase 600 funcionários e abate perto de 1,8 mil suínos por dia.

A ausência de proteção para as máquinas, alega o MPT, causa riscos aos trabalhadores e já provocou a amputação parcial da mão de um empregado.

Além da interdição dos equipamentos, a Justiça também obrigou a empresa a colocar as máquinas de corte em local visível para os trabalhadores. A multa é de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão.

A ação foi ajuizada após inspeção do coordenador do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos, o procurador Heiler Natali, do MPT de Londrina. O procurador ainda espera obter a interdição de outras atividades internas da empresa – como a sala de máquinas, onde funciona um sistema de refrigeração com amônia, considerado irregular pelas normas técnicas do setor. Segundo o MPT, o escalpelamento da pele de suínos também é realizado com o uso de maçaricos sem proteção.

“O dia em que a observância às normas de saúde e segurança dos empregados desta unidade atingir o mesmo patamar de respeito à legislação sanitária aplicável aos seus porcos já terá sido um grande começo”, afirmou o procurador, em nota.

No frigorífico, um funcionário que atendeu a ligação da reportagem afirmou que nenhum diretor poderia falar sobre o caso porque o expediente administrativo já estava encerrado, perto das 18 horas.

Fonte: Jornal de Londrina