Ameaçada por vandalismo, escola de Londrina reforça segurança


Após o registro de atos de vandalismos, a Escola Municipal Maria Cândido Peixoto Salles, no Jardim Santa Fé, na zona leste de Londrina, reforçou a segurança no local. Desde a manhã desta quinta-feira (6), um segurança da Secretaria Municipal de Educação faz a vigia dos cerca de 380 alunos e 30 professores e funcionários do local.
Segundo a direção da escola, o segurança irá permanecer no local por tempo indeterminado. A Guarda Municipal também se comprometeu a intensificar a segurança no início e final das aulas.
A medida foi tomada após um princípio de incêndio registrado na manhã de sexta-feira (28), quando vândalos colocaram fogo na cortina de uma sala de aula vazia. Outra tentativa de incêndio foi registrada na terça-feira de Carnaval (4), quando uma pequena parte do muro da escola foi atingida por fogo que foi rapidamente controlado por moradores do entorno da escola.
Responsável pela Guarda Municipal, o secretário de Defesa Social, Rubens Guimarães, disse que já solicitou a abertura de um inquérito para apurar a autoria dos últimos casos de vandalismo no espaço escolar, mas que até a tarde desta quinta-feira (6) não havia conclusões sobre as investigações.
A diretora da Escola Municipal Maria Cândido Peixoto Salles, Soraia Aquino, afirma que os autores dos casos de vandalismos ainda não foram identificados. “Eu, pessoalmente, não posso afirmar quem foi porque não vi. Mas tudo indica que isso foi causado por moradores do bairro.
Acreditamos que foi pura molecagem.”
Apesar dos casos de incêndio e das pichações nos muros da escola, a diretora defende que os casos de vandalismos são pontuais. “Há tempos não registrávamos qualquer incidente na escola, mas há cerca de 15 dias mudamos a diretoria e esses casos voltaram a acontecer. Acho que ocorreram por causa desta fase de transição da escola”, diz acreditar.
Mesmo assim, após receber reclamações da diretora e pais de alunos, a secretária de Educação, Janet Thomas, decidiu adotar ações para dar mais seguranças aos frequentadores da escola.
Além de ceder um segurança exclusivo, que irá permanecer diariamente no local entre às 7 horas e 19 horas, a Secretaria e a escola irão promover atividades para incluir a participação da sociedade na escola. Janet Thomas não foi localizada na tarde desta quinta-feira (6) para comentar as novas medidas. 
Fonte: Jornal de Londrina