SINDSERV vai para mais uma rodada de negociações com Administração


Na reunião de negociações da pauta de reivindicações ocorrida na tarde de ontem e finalizada já no início da noite, o SINDSERV mais uma vez foi em defesa dos direitos dos servidores públicos municipais de Londrina.
A novidade desta reunião é que, além do Prefeito Alexandre Kireeff e de secretários municipais, os técnicos das Secretarias de Planejamento, Fazenda, Recursos Humanos e Procuradoria Geral também estiveram presentes. Essas presenças deram um tom mais técnico e objetivo à reunião, que novamente repassou os itens da Pauta.
Dentre os itens da pauta, algumas discussões merecem destaque:
Na reposição das perdas salariais acumuladas no governo do petista Nedson Micheleti, a administração apresentou índices diferentes para os Cargos de Nivel Superior e para os Professores. Coube ao presidente do SINDSERV Marcelo Urbaneja a defesa da categoria, explicando que no ano de 2012 os professores conquistaram a equiparação salarial com os cargos de nível superior. Antes de 2012, exigia-se do professor o curso superior, entretanto o salário do professor era menor de que um técnico de 2º grau. A equiparação salarial foi uma luta de vários anos. Marcelo ainda acrescentou que a concessão de índices diferenciados entre os cargos de nível superior que estão na Tabela 9 e os Professores fará com que essa conquista seja perdida. O SINDSERV luta por todos os servidores e todos os cargos que exigem curso superior devem ser tratados de uma maneira igualitária.  
A administração municipal entendeu o posicionamento do SINDSERV e deverá apresentar uma proposta isonômica.
Outra divergência foi em relação aos índices de reposição da Tabela 9 e de outros adicionais que fazem parte da remuneração dos servidores. Os cálculos da prefeitura divergiram um pouco com os cálculos do SINDSERV. Marcelo Urbaneja explicou que os índices apresentados pelo SINDSERV foram estabelecidos no mês de Novembro, quando estava sendo elaborada a Pauta de Reivindicações e essa divergência é natural. Os índices de correção apresentados pela Prefeitura se referem àqueles códigos que compõem a remuneração do servidor, quer seja, Correção da Tabela 9, FG Incorporada, Complementação Salarial, Gratificação de Assiduidade e Funções de Chefia. O SINDSERV está refazendo os cálculos para repassar à Administração.
Outro ponto de pauta que gerou bastante discussão foi o Auxílio Alimentação. O Presidente Marcelo Urbaneja novamente saiu em defesa dos servidores explicando aos representantes da administração municipal que os servidores esperam o mesmo tratamento dado aos outros órgãos da administração. De acordo com Marcelo “o servidor pode até abrir mão de comer duas vezes no mês de dezembro, desde que, durante o ano, ele coma igual aos terceirizados da CMTU”.
Quanto ao auxílio alimentação para os aposentados, a Administração Municipal foi taxativa no sentido da ilegalidade desse pagamento, entretanto, Urbaneja fez a proposta de utilizar o dinheiro das perdas que os aposentados tiveram quando o ex-Prefeito Nedson Micheleti, do PT, não concedeu a reposição das perdas salariais aos aposentados. 
A Administração, frente a todos os apontamentos do sindicato, pediu mais um prazo para apresentar uma proposta.
O presidente do SINDSERV salienta que: “O que foi possível notar é que existe um reconhecimento por parte da Administração com relação aos direitos do servidor, mas essa negociação realmente é complexa. Acreditamos que as negociações estão avançando e dentro de um prazo relativamente curto poderemos finalizar uma proposta para dessa Pauta de Reivindicações e levar ao servidor público municipal.
A próxima reunião depende da agenda do prefeito, mas deve acontecer entre o dia dois ou quatro do próximo mês.