Novas paralisações dos coletores de lixo em Londrina estão descartadas até maio


Uma nova paralisação dos coletores de lixo de Londrina está descartada até o mês de maio. Pelo menos este foi o acordo firmado entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação (Siemaco) e da empresa Paviservice, que tem sede em Curitiba, durante reunião realizada na última sexta-feira (14).

O encontro foi agendado após a paralisação, no período da manhã, dos coletores de lixo na última quarta-feira (12), que protestaram contra a demissão de pelo menos quatro trabalhadores - sendo um deles diretor do sindicato -, além de reclamarem das condições de trabalho e da falta de equipamentos de proteção individual (EPI). Além disso, havia rumores da demissão de outros funcionários nos próximos dias. A volta aos trabalhos ocorreu após a empresa suspender as demissões e recontratar os dispensados, além de rever as reivindicações da categoria.
A presidente do Siemaco, Izabel Aparecida de Souza, informou que a empresa se comprometeu em não demitir ninguém até o mês de maio, quando acontece a data-base da categoria. Até lá, o Siemaco também se comprometeu a não liderar nenhuma paralisação dos trabalhadores.
"As reivindicações foram acertadas e com isso, até o começo de maio fica garantido o emprego e a troca dos equipamentos de proteção individual sempre que houver necessidade. E assim fica afastada a possibilidade de novas paralisações", assegurou em entrevista à Rádio Paiquerê AM, Izabel Souza. "Conversamos com a empresa e as arestas foram aparadas. A garantia vai até maio, quando da negociação da data-base, voltaremos a tratar também deste assunto. E lá vamos saber se este acordo vai permanecer ou mudará", salientou.
Izabel enfatizou que a data-base é o período para que a categoria possa discutir com os empregadores as cláusulas salariais mais benefícios. "Não temos ainda as cláusulas de reivindicação para a data-base, pois ainda não nos reunimos com os trabalhadores para estas reivindicações, o que deve acontecer em breve. Por isso, não temos nada ainda de previsto", ressaltou.
A paralisação da última quarta-feira foi acompanhada por fiscais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que acabou notificando a empresa pela falta de EPI.
Fonte: londrina.odiario.com