Educadores municipais de Curitiba entram em greve e param CMEIs


Os educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba iniciaram nesta terça-feira (18) paralisação por tempo indeterminado. Eles reivindicam melhores remunerações e diminuição da carga horária de trabalho, o que, em resumo, resultaria na isonomia dos direitos da categoria com o magistério. 
Com a paralisação, segundo os servidores municipais dos CMEIs, 90% dos trabalhadores do setor estão total ou parcialmente parados, o que prejudica as aulas nestes centros para os alunos. A greve ocorre um dia depois do fim da paralisação de professores das escolas municipais de Curitiba. 
De acordo com dados do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), cerca de 70% dos educadores que trabalham atualmente nos CMEIs possuem as mesmas funções dos professores e têm formação tanto no magistério quanto no ensino superior. 
Porém, conforme a coordenadora de comunicação do Sismuc, Adriana Kalckmann, os educadores, atualmente, trabalham mais e recebem menos que os professores. "Hoje um professor que trabalha 20 horas recebe R$ 11,32 por hora/aula e um educador de 40 horas recebe R$ 9,15 por hora/aula. Então é uma discrepância enorme", reclama. 
As reclamações dos profissionais passam também pelas condições de trabalho. Eles pedem também valorização salarial, aposentadoria especial, eleição de direção e hora atividade de 33%.
Fonte: www.folhaweb.com.br