Prefeitura de Londrina poderá reembolsar quase R$ 4 milhões a grevistas de 2006


A Prefeitura de Londrina poderá reembolsar os servidores que aderiram a greve de 106 dias em 2006. Eles tiveram os dias parados descontados dos salários - um valor total aproximado de R$ 4 milhões. Ainda em disputa judicial, com reconhecimento da legalidade da paralisação, os trabalhadores obtiveram da Procuradoria-Geral na última quinta-feira (17) um parecer favorável para a devolução dos valores.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SindServ), MArcelo Urbaneja, comentou nesta quarta-feira (23) que o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD) já acenou para a possibilidade de quitar o montante pendente. Para isso, será necessário encaminhar um projeto de lei que justifique o pagamento para a Câmara Municipal de Londrina.
"Nós fizemos uma paralisação histórica, que não foi política ou até mesmo por aumento salarial. Mas sim como forma de proteger o poder de compra de salários, já que o prefeito à época não estava repassando os índices inflacionários para os servidores. Envolvia um aspecto social", considerou.
Urbaneja também comemorou a decisão da Procuradoria, que restabelece a decisão da Justiça. De acordo com ele, metade do montante devido foi depositado em juízo. Caso a decisão de Kireeff seja pelo ressarcimento, a ação que tramita na Justiça perderá o objeto de discussão, retornando os valores assim para o município. "Com certeza é um reconhecimento da atual administração dos nossos direitos", disse.
Fonte: londrina.odiario.com