Coletores do lixo em Londrina entrarão em greve no dia 2 de maio


Os coletores de lixo em Londrina aprovaram, em uma assembleia realizada na última quarta-feira (23), uma greve no serviço a partir do dia 2 de maio. Eles cobram reajuste salarial - reposição da inflação mais aumento real – de 30%, no entanto, a proposta da empresa Paviservice, que tem sede em Curitiba, não chega a 15%. A data base da categoria vence em 1º de maio. 

Além da questão salarial, os coletores buscam melhores condições no dia a dia do trabalho, como a garantia dos equipamentos de proteção individual (EPI). "São reivindicações antigas, mas nunca sanadas em sua totalidade", disse a presidente Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação (Siemaco), Izabel Aparecida de Souza.
"A esperança é que a empresa nos procure e tente negociar até porque a greve não é boa para lado algum. Nem para os trabalhadores muito menos para a população. Mas é nosso último recurso", apontou. Se não houver acordo, os 169 coletores vão cruzar os braços a partir das 7h do dia 2. A assessoria de imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não deu retorno das ligações. 
Em meados de março deste ano os trabalhadores realizaram uma paralisação contra a demissão de pelo menos quatro trabalhadores - sendo um deles diretor do sindicato. O protesto durou uma manhã e os servidores só voltaram aos aos trabalhos após a empresa suspender as demissões e recontratar os dispensados, além de prometer rever as reivindicações da categoria.
Fonte: londrina.odiario.com